Pediatras ‘influencers’: por que eles atraem legiões de pais?

Com linguagem didática e de fácil acesso ao público em geral, médicos aproveitam capilaridade das redes para esclarecer dúvidas cotidianas dos pais e democratizar o acesso à saúde

1565
6 médicos pediatras influencers para seguir nas redes sociais
Pediatras influencers possuem um grande público em redes como o Instagram, e contribuem para divulgar informações importantes para os pais.
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Maquiagem, literatura, vida fitness, entretenimento, educação, e tantos outros nichos já podem ser encontrados nas redes sociais. A produção de conteúdo em plataformas como o Instagram engloba uma grande variedade de áreas e interesses, que podem ser acompanhadas por meio do trabalho dos chamados “influencers” de cada campo. Nesse cenário, a área da saúde não fica de fora, e hoje existem médicos que vão além do consultório e divulgam conteúdos com uma linguagem acessível ao público nos ambientes digitais – como os pediatras influencers, que produzem posts para esclarecer dúvidas e levar discussões importantes aos pais. 

Essa tendência de médicos como influenciadores digitais foi amplamente difundida a partir de trabalhos como o de Drauzio Varella. Hoje com um portal com mais de 1 milhão de seguidores no Instagram, o médico cancerologista e escritor se tornou referência entre os especialistas que divulgam conteúdos sobre saúde. Com suas aparições em programas de TV, rádio e presença nas redes, ele esclarece dúvidas sobre temas complexos de forma fácil e acessível.

Democratização da saúde

O discurso de fácil compreensão, como usado por Drauzio Varella, contribui para uma democratização da saúde por meio das redes sociais. “As redes sociais hoje exercem um papel muito importante na formação de opinião e informação de forma geral”, comenta Daniel Becker, pediatra com mais de 300 mil seguidores em seu perfil no Instagram.

“Não é possível ser saudável com medidas individuais. Então é preciso também um olhar para o coletivo, e as redes sociais são um bom lugar para fazer esse tipo de abordagem, de educação.” Para ele, a ocupação dos pediatras desse espaço digital é muito importante para que se possa pensar na construção de bons hábitos tanto para pais, quanto para crianças.


LEIA TAMBÉM:


Thiago Caldi de Carvalho, pai de duas meninas e pediatra do perfil @papai_pediatra, iniciou seu perfil para levar a pediatria para muitas pessoas que não possuem acesso, de forma descomplicada e mesclando sua experiência com a paternidade ao respaldo científico de questões da saúde.

“O Instagram é um canal que pode levar tudo muito rápido paras as pessoas. você sabe o perfil de pessoas que te seguem e consegue atingí-las rapidamente com informações relevantes”, comenta Thiago.

O médico ressalta que é sempre importante estar atualizado, para contribuir com essa divulgação de informações importantes e de qualidade, de uma forma responsável. “Quando a gente é ouvido, a gente precisa ter responsabilidade de levar uma informação com embasamento, não pode ser baseada em achismos. A medicina muda a toda hora, então nós precisamos estudar, nos atualizar. Uma das nossas funções é sempre estar antenado.”

Impacto para além do Instagram

Além de democratizar o acesso à informações de qualidade, a influência dos conteúdos produzidos pelos pediatras influencers atraem grandes públicos para temas essenciais, mas que acabam não sendo amplamente discutidos.

Thiago Caldi publicou um reels em seu perfil a respeito das dificuldades que muitas mães sofrem na convivência com os filhos, ressaltando que as mães podem amar as crianças e ao mesmo tempo ficarem bravas, quererem um momento sozinha e sentirem saudades de momentos da vida antes da maternidade. O post teve mais de 2 milhões de visualizações e 50 mil curtidas. “Uma das coisas que mais me incomoda é isso, esse lado cultural e histórico de que a mãe precisa ser tudo e fazer tudo. Precisamos lembrar que o pai, quando é presente, está exercendo a função dele. Às vezes a sociedade supervaloriza, ninguém olha a mãe e o pai, parece que é surreal. E é isso que eu quero mudar, mostrar que ele está fazendo o mínimo que se espera quando é pai”, comenta o pediatra.


LEIA TAMBÉM:


O tema das dificuldades da maternidade também viralizou em um dos posts de Daniel Becker, que recentemente viveu uma grande repercussão na mídia. O médico publicou um conteúdo em seu Instagram sobre a invisibilidade do isolamento e a solidão das mães que cuidam dos filhos sozinhas. Com um vídeo de uma mãe inquieta durante a noite, cuidando de duas crianças pequenas, e um texto autoral, o post viralizou – segundo ele, mais de um milhão de views, 160 mil curtidas e, atualmente, em torno de 12.600 comentários. Dias depois, o tema virou uma reportagem no Fantástico, que trouxe histórias de mães que retratam o esgotamento materno pela falta de uma rede de apoio no cuidado com as crianças.

Com esse post, foi levantada uma questão muito maior sobre exaustão, solidão e resiliência maternas, sentimentos que impactam mães na vida real. “É super importante falar disso e também é importante demais que isso circule, para que as mães tenham redes de apoio tanto na família quanto de políticas públicas”, diz Daniel Becker.

“Por isso, a gente fica muito feliz quando uma questão dessa viraliza dessa forma. E viralizou justamente porque encontrou o coração das mães. A maioria vive essa realidade”

6 pediatras influencers para acompanhar nas redes

Dentre os influenciadores digitais que se destacam hoje com um alto número de seguidores, a Canguru News selecionou perfis de pediatras influencers que publicam conteúdos atuais e interessantes para os pais, incluindo os de Daniel Becker e Thiago Caldi e seguindo também indicações dos próprios profissionais da área que os acompanham. A partir da experiência dos médicos com esse meio, é possível observar como seu trabalho atrai grandes públicos e podem ser boas escolhas para os pais se informarem sobre uma infância e maternidade mais saudável. Confira a lista:

Ana Escobar (@draanaescobar)

Pediatras `influencers´: por que eles atraem legiões de pais?
Ana Escobar foi consultora do Bem Estar, e hoje contribui para facilitar o acesso à informação sobre pediatria. | Fonte: Youtube/Instagram

Ana Escobar é médica de São Paulo, formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), com doutorado no Departamento de Pediatria. Desde 2011 atua também como comunicadora de saúde, colaborando para aumentar o alcance do universo da pediatria com boas informações e explicações didáticas. Além de ter sido consultora no programa Bem-Estar, da Globo, por dez anos, Ana Escobar é pediatra influencer e possui um site, canal no Youtube e página no Instagram com 572 mil seguidores, onde realiza interações com os seguidores e responde caixinhas de perguntas com vídeos sobre questões da Covid-19, vacinas, dúvidas sobre comportamentos e saúde das crianças, dentre outros. 

Daniel Becker (@pediatriaintegralbr)

Pediatras `influencers´: por que eles atraem legiões de pais?
Daniel Becker publica conteúdos em seu perfil pessoal e profissional sobre temas da infância para os pais. | Fonte: Instagram

Com mais de 300 mil seguidores em sua página profissional no Instagram, o pediatra e palestrante Daniel Becker, do Rio de Janeiro, é um perfil indicado por Ana Escobar para quem deseja acompanhar mais conteúdos sobre a pediatria entre os pediatras influencers. O médico realiza lives, reels e posts explicativos sobre questões de vacinação, a importância do brincar e do contato com a natureza para a criança, situações da vivência dos filhos com os pais e até questões de antes do nascimento do bebê, com dicas de fácil compreensão. Além disso, participa de entrevistas para falar sobre temáticas desse universo.

Daniel Becker também não deixa de lado questões sociais e políticas, e ressalta que a saúde também gira em torno delas. “A gente não pode se isentar das questões que são tão determinantes, como a violência, desigualdade, falta de conexão, excesso de telas, falta de atenção dos pais e questões escolares”. Para ele, ignorar determinantes sociais e ambientais da saúde das crianças e do futuro delas é um risco que os pediatras podem correr ao abordar a pediatria nas redes, pois esses aspectos influenciam diretamente em questões como a saúde mental, e de forma tanto individual, quanto coletiva. “Criar filhos é um ato político, falar de filhos é um ato político. Se você tem o mundo ameaçado, como a gente pode não falar disso quando falamos de crianças?”, complementa.

Luciane Baratelli (@neurosemneura)

Pediatras `influencers´: por que eles atraem legiões de pais?
Com uma perspectiva da neurologia, Luciane Baratelli informa os pais com clareza sobre temas comportamentais e de saúde. | Fonte: Instagram

“Sono, saúde e desenvolvimento infantil sem neura” é a filosofia que a Dra Luciane Baratelli segue em seus conteúdos – e divulga em sua bio no Instagram, que hoje conta com 102 mil seguidores. Recomendação de Daniel Becker, que também acompanha o perfil, a neuropediatra atende em Niterói (RJ), é mãe e uma das pediatras influencers que produzem conteúdo sobre pediatria e maternidade nas redes. Em seu Instagram, você pode encontrar reflexões sobre a influência das ações dos pais no desenvolvimento dos filhos, posts informativos sobre distúrbios do sono e questões da infância. Também é possível encontrar dicas sobre brincadeiras para fazer com as crianças, e esclarecer dúvidas sobre questões comportamentais da infância: birra, medo do escuro, seletividade alimentar, e várias outras “neuras” comuns entre mães e pais.


LEIA TAMBÉM:


Mariele Rios (@umamaepediatra)

Pediatras `influencers´: por que eles atraem legiões de pais?
Mari Rios administra o perfil @umamaepediatra e aborda questões de maternidade e pediatria.

Além do Instagram, onde já conta com 251 mil seguidores, Mari Rios, pediatra de Divinópolis (MG), está no Youtube e em seu website produzindo conteúdos sobre maternidade e pediatria – ou, como ela mesma descreve em seu perfil, “mais maternidade do que pediatria”. Mãe do Bento, de 3 anos e médica especializada na área com Título em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria, Mariele ressalta em seus conteúdos a importância de questões de igualdade racial e de gênero e defende uma infância desmedicalizada e respeitada. Seus posts, além de possuírem uma identidade visual definida e de leitura fácil, mostram sua experiência como mãe de forma real, e abordam desde temas como exames de rotina na infância, sono infantil e amamentação, até questões de maior reflexão, como sobrecarga e descanso das mães, culpa e autonomia materna.

Thiago Caldi de Carvalho (@papai_pediatra)

Pediatras `influencers´: por que eles atraem legiões de pais?
Thiago Caldi é pai, pediatra e uma boa opção de perfil para seguir e acompanhar no universo da pediatria. | Fonte: TikTok/Instagram

Pai, especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria e formado em Pneumologia Pediátrica Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Além disso, Thiago Caldi de Carvalho, que atende em São Paulo, também se dedica a produzir posts para sua página no Instagram, @papai_pediatra. Em seus destaques nos stories, Thiago mantém conteúdos sobre dor de ouvido, resfriados, bronquite, cólicas e retratos de sua vivência como pai. No feed, o pediatra divulga de forma atrativa e com linguagem acessível informações sobre doenças na infância, transporte de crianças na cadeirinha, berço seguro e reflete sobre a paternidade e temas da atualidade para seus 107 mil seguidores, como por exemplo a importância de formar uma rede de acolhimento para mães.

Flávio Melo (@flaviopediatra)

Pediatras `influencers´: por que eles atraem legiões de pais?
Indicação do Dr Thiago, Flávio Melo explica questões comuns a toda criança e interessantes para todo pai e mãe. | Fonte: Instagram

Para fechar a seleção de pediatras influencers, Thiago Caldi recomenda os conteúdos de Flávio Melo, por seu perfil estudioso e sempre atualizado. Dr Flávio, que vive em Solânea (PB), se dedica a publicar conteúdos sobre formas de lidar com sintomas e doenças comuns da infância, como febre, tosse e vômito. Por serem temas que toda mãe e pai terá que lidar ao ter um filho, os conteúdos do pediatra no Instagram são muito úteis, e podem tranquilizar e esclarecer dúvidas e inseguranças em relação às crianças e sua saúde. Atualmente, Flávio possui 308 mil seguidores acompanhando seus conteúdos.


LEIA TAMBÉM:


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui