Você já sabe o que dar de presente de Natal para as crianças?

"Os presentes podem ser simples e simbólicos ou até presentões, mas lembre-se que para fazer a magia do Natal acontecer basta a união da família", ressalta a educadora parental e pediatra Marcela Noronha

706
Criança de costas e mãe sorridente olhando apra ele em frente à árvore de Natal
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

O Natal é a minha época do ano favorita. Desde criança, contava os dias para que chegasse, e dezembro sempre foi, na minha opinião, o melhor mês do ano.

Já no início de dezembro, montávamos em família a árvore de Natal da casa da minha mãe e do sítio da minha avó, com direito a presépio e tudo mais. Depois era a vez de fazer bolachinhas para o Natal. Quando finalmente chegava o dia 24, íamos para casa da minha querida avó. Meu avô se vestia de Papai Noel e fazia a magia do Natal acontecer.

Sim, ganhávamos um monte de presentes e adorávamos isso! Mas a lembrança que ficou (e isso é o mais importante) era de todos reunidos, alegres e aproveitando o momento, por isso acredito, do fundo do meu coração, que o melhor presente de Natal que podemos dar aos filhos é manter seus “tanques” emocionais cheios. Para que sintam o amor dos pais, destaco, a seguir, cinco maneiras que contribuem para isso.

5 maneiras de demonstrar o amor pelos filhos

  1. Tempo de qualidade. Dedique um tempo para brincar com seu filho, jogar, ler um livro, passear no parque ou qualquer outra atividade gostosa que não envolva telas. Se a correria for muita, 15 minutos por dia são suficientes.
  2. Surpresas. Não precisamos fazer pelos nossos filhos o que eles sabem e podem fazer sozinhos, mas é muito bom quando, eventualmente, recebemos um carinho especial, como ao preparar uma comida gostosa, ir buscar na escola no lugar da van escolar, e arrumar o quarto por eles, entre tantas outras funções que fazem parte da rotina. Essas ações ajudam as crianças a crescer e se desenvolver em um ambiente seguro e acolhedor.
  3. Palavras de afirmação. Demostre para o seu filho que você notou as coisas legais que ele fez e conquistou, e o encoraje a manter boas atitudes.
  4. Contato físico. Abrace, beije, pegue na mão ou faça um cafuné. Crianças precisam sentir o amor através do toque físico respeitoso e carinhoso dos pais.
  5. Presentes. Nem todo presente precisa vir da loja e ser caro para ter um significado especial. Às vezes levar um sanduiche gostoso na escola no final do dia ou mesmo uma carta, falando o quanto você o admira, ou ainda uma massinha caseira embalada em um saquinho bem bonito são mimos que certamente deixarão o seu filho feliz. Gibis, canetinhas e adesivos também podem demonstrar que você se importa. Deixe os presentes especiais para datas igualmente especiais, como aniversário e Natal.

Aproveite esta época do ano para encher os tanques emocionais das crianças, os presentes podem ser simples e simbólicos ou até presentões, mas lembre-se que para fazer a magia do Natal acontecer basta a união da família.


LEIA TAMBÉM:


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui