O macho alpha do nosso dia a dia

Para acabar com esse estereótipo masculino ainda presente na sociedade, em diversos âmbitos, é preciso atentar à maneira como criamos nossos filhos, diz o educador parental Mauricio Maruo

2619
De braços levantados, homem assiste a TV com cerveja e pipoca
No Brasil, a cultura patriarcal é muito forte, comenta Mauricio
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Acredito que muitos(as) devem se lembrar do caso do Deputado Arthur do Val (Mamãe Falei), sobre os comentários machistas que fez a respeito das mulheres ucranianas uns meses atrás.

Então, no texto de hoje vou falar sobre o macho alpha que ainda persiste em existir no nosso dia a dia.

Mas antes de continuar, você saberia dizer que diabos é um macho alpha?

Tomei emprestado algumas frases do site www.significados.com.br que explica o que é o bicho macho alpha.

Macho alpha é uma expressão do ramo da zoologia, usada para descrever um elemento de um grupo de animais que apresenta características dominantes, sendo o líder desse grupo.

No caso do ser humano, um macho alpha (ou homem alpha) é a designação de um indivíduo dominante e confiante, que exerce uma função de liderança perante outros elementos do grupo.

No mundo dos animais irracionais, um macho alpha assume o topo da hierarquia dentro da sua comunidade, tendo vários privilégios, como acesso prioritário à comida. Além disso, também pode escolher as fêmeas com as quais vai se reproduzir.

Com essa explicação sobre o que é o macho alpha, faço uma outra pergunta: você conhece alguma pessoa com essas características?

Quando a explicação cita que o macho alpha tem características de líder, para mim, uma das características de um líder deveria ser a propagação da igualdade e equidade, porém no mundo real a denominação de macho alpha está muito ligada ao ato de “exercer o seu poder” ou melhor dizendo “quanto poder o macho alpha tem sobre outras pessoas”.

Se pegarmos o exemplo de algumas falas do deputado, podemos analisar os seguintes aspectos do exercício de poder, quando ele diz: 

  • As mulheres aqui são fáceis!

Está utilizando o poder de diferença de gênero, dizendo o quanto o homem continua sendo um predador e a mulher a caça.

  • Porque elas são pobres!

Está utilizando o poder econômico, dizendo que quem tem mais dinheiro consegue ter mais caça.

  • Quando envia o áudio ao grupo, dizendo tudo isso.

Está exercendo o seu poder sobre os outros machos alpha, dizendo literalmente: “eu sou foda e quero compartilhar essa descoberta de pegar muitas mulheres fáceis com vocês meus amigos machos alpha”.

No mundo todo continuamos com exemplos de machos alphas, é triste dizer, mas esse tipo de estereótipo masculino ainda se faz presente dentro de muitas culturas.

Se trouxermos esse estereótipos para dentro do âmbito familiar, podemos identificar o macho alpha como aquele homem que trabalha o dia inteiro e quando volta para casa, exige que tudo esteja funcionando perfeitamente, sua janta pronta, sua roupa lavada, seu tempo para o futebol e ainda por cima vive dizendo que está muito cansado, e quando é questionado por suas atitudes (ou a falta de), ele simplesmente responde: 

  • – Mas quem traz dinheiro para dentro de casa sou eu.

Segundo a pesquisa de estatísticas de gênero realizada pelo IBGE em 2021, no Brasil quase 30% das mulheres têm o ensino superior completo contra menos de 20% dos homens, e ainda assim a maioria dos cargos de gestores, coordenadores e líderes dentro das empresas são compostos por homens, reforçando ainda mais o poder econômico e social do macho Alpha.

Quando entramos no âmbito educacional, ainda esbarramos em grandes desafios, pois a maioria das escolas públicas continuam reforçando (de forma ingênua talvez) a diferença de gênero através da separação entre meninas e meninos em muitas atividades.

E por último, quando entramos no âmbito entretenimento infantil, segundo dados do site Buzzfeed, dentro dos filmes e desenhos animados infantis temos 72% dos protagonistas representados pelo gênero masculino contra somente 28% representados pelo gênero feminino e em 64% dos filmes e desenhos existe sempre um ato de heroísmo ou de excesso de poder vindo do protagonista.

O Brasil ainda se encontra dentro de uma cultura patriarcal muito forte o que alimenta ainda mais o desenvolvimento do bicho macho alpha.

Você já pensou que talvez se os áudios vazados do deputado fossem apenas sobre as mulheres brasileiras, não teria tido tanto impacto? 

“Talvez” a cultura patriarcal iria “normalizar” as declarações, como fizeram com várias declarações de um certo presidente?

Se você leu o texto até aqui, venho fazer um apelo neste finalzinho. 

Eu sei que é extremamente difícil quebrar a barreira da cultura patriarcal, mas podemos começar dentro da nossa casa, por favor não crie filhos que achem que o normal na vida é ter atitudes de um macho alpha, ou melhor, não crie um filho para ser um deputado.

*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da Canguru News.


LEIA TAMBÉM:


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui