O “cantinho do pensamento”: Será que funciona?

677
Quando a resposta dos pais é isolar, uma necessidade psicológica instintiva da criança não é atendida. Fonte: Pixabay
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

O “cantinho do pensamento” gera muitas dúvidas a respeito da sua eficácia. Será que ensina? Na maioria dos casos, a experiência dessa prática é, principalmente, o isolamento da criança. Mesmo quando apresentada de forma paciente e amorosa, essa atitude ensina que, quando os filhos cometerem um erro, ou quando tiverem dificuldades, serão forçados a perder o contato com outras pessoas, ou seja, entendem que neste momento de sofrimento emocional, precisam sofrer sozinhos.

No vídeo a seguir, a especialista em Disciplina Positiva, Bete Rodrigues, explica o que é o tempo positivo e a importância de ‘enxergar’ esse momento sob um olhar empático.

As crianças têm uma profunda necessidade de conexão. Pesquisas demonstram que, em momentos de angústia, precisamos estar perto e ser apaziguados pelas pessoas que cuidam de nós.

Quando as crianças estão sobrecarregadas emocionalmente, às vezes se comportam mal. A expressão de uma necessidade ou de um grande sentimento, pode resultar em um comportamento agressivo, desrespeitoso ou não cooperativo. O que é, simplesmente, a prova de que as crianças ainda não desenvolveram certas habilidades de auto regulação. O mau comportamento é, muitas vezes, um grito de ajuda para se acalmar e uma tentativa de conexão.

Quando a resposta dos pais é isolar, uma necessidade psicológica instintiva da criança não é atendida. De fato, a imagem cerebral mostra que a experiência da dor causada pela rejeição, parece muito semelhante à dor física em termos de atividade cerebral.

Além disso, o isolamento, geralmente, é ineficaz na realização dos objetivos da disciplina, ou seja, mudar o comportamento e desenvolver habilidades. Os pais podem pensar que o “cantinho do pensamento” ajuda as crianças a se acalmem e refletirem a respeito do seu comportamento. Mas, quando as crianças se concentram na sua terrível sorte de ter uma mãe ou um pai tão malvado e injusto, elas perdem a oportunidade de desenvolver habilidades de compreensão, empatia e resolução de problemas.

Algum tempo para se acalmar pode ser extremamente valioso para as crianças, ensinando-lhes a fazer uma pausa e a refletir sobre seu comportamento. Essa reflexão é criada em relacionamento, não isoladamente. E tudo isso fará com que os pais sejam muito mais eficazes e gratificantes em longo prazo.

Conteúdo Phitters publicado originalmente no blog da Leiturinha

Facebook-01.png (83 KB) Instagram-01.png (104 KB)

Verônica Fraidenraich
Editora da Canguru News, cobre educação há mais de dez anos e tem interesse especial pelas áreas de educação infantil e desenvolvimento na primeira infância. É mãe do Martim, 9 anos, sua paixão e fonte diária de inspiração e aprendizados.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui