Artigos
Chico Bento ensina as crianças sobre alimentos e cuidados com o planeta
Quem melhor que o Chico Bento para falar com as crianças sobre a importância da alimentação saudável, a origem dos alimentos e os cuidados com o meio ambiente? O personagem da Turma da Mônica que vive na roça, adora pescar e gosta de roubar goiabas do “Nhô Lau” é o destaque principal da cartilha “Alimentação: Como fazer boas escolhas para você e para o planeta”.
Fruto de uma parceria entre a organização não-governamental WWF-Brasil (World Wide Fund For Nature Brasil) e a Mauricio de Sousa Produções (MSP), o guia ilustrado pelo cartunista Mauricio de Sousa busca destacar a agricultura familiar, o trabalho dos agricultores e os produtos que vêm da terra. Traz ainda curiosidades sobre o campo, o caminho da comida até a mesa, vantagens dos alimentos frescos, dicas para encontrar um agricultor próximo e um calendário para acompanhar o que há de mais fresquinho em cada mês. (link para baixar a cartilha está disponível no final do texto).
Leia também: Alimentação saudável na quarentena: Turma da Mônica lança guia de receitas
Leia também: Edu, novo amigo da Turma da Mônica, mostra desafios de ter uma doença rara
“Reconhecer a importância da terra precisa começar cedo. Mas, mais que apresentar a diversidade de frutas, legumes e verduras para as crianças, é preciso estar atento à forma como são produzidos e consumidos. E os pais e educadores têm papel fundamental neste processo, ensinando aos pequenos o valor do que vem da terra e a importância de preservar e não desperdiçar. Por meio de ações simples, as crianças de hoje podem desenvolver hábitos alimentares mais saudáveis e que também contribuem para preservar o planeta”, diz Gabriela Yamaguchi, diretora de Sociedade Engajada do WWF-Brasil.
Segundo Mônica Sousa, diretora-executiva da MSP, é fundamental destacar e valorizar os produtos e seus respectivos produtores. “É por meio de conteúdos como este que conseguimos passar a importância da agricultura e da alimentação balanceada de forma lúdica e didática. Desta maneira, conseguimos reconhecer as vantagens dos alimentos frescos e destacar os produtos que são a base da cadeia produtiva de alimentos no Brasil”, aponta.
A cartilha na íntegra está disponível em: turmadamonica.uol.com.br/wwfbrasil/downloads/cartilha_wwf_alimentacao.pdf
Abaixo, assista ao vídeo de divulgação da parceria entre a WWF-Brasil e a Mauricio de Sousa Produções.
Leia também: Turma da Mônica: Magali protagoniza cartilha sobre cuidados com alimentos em tempos de coronavírus
[mc4wp_form id=”26137″]
Amanda Nunes Moraes
Estudante de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero apaixonada por escrever e contar histórias. Sempre viveu imersa no mundo das artes, é muito curiosa e adora o universo da educação.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
7 “brincadeiras” que os adultos fazem com frequência e como elas podem afetar o emocional das crianças
O que parece inofensivo para o adulto pode ser uma experiência emocional real para a criança, deixando marcas no desenvolvimento...
Ainda tem férias! 10 jogos de tabuleiro que estimulam habilidades
Que tal dar um tempo nas telas e convocar todo mundo para uma partida analógica? Os jogos de tabuleiro rendem...
Especialista explica o que está por trás dos protestos das crianças no Roblox
Manifestação virtual foi realizada nos ambientes de jogos, depois que a empresa anunciou mudanças que restringiam o chat, para tornar...
Você é o “cérebro da casa”? Como a carga mental tem adoecido as mães
Pesquisas mostram que as mulheres seguem responsáveis pela maior parte do trabalho invisível, mesmo quando trabalham fora. Reconhecer essa divisão...







Um comentário para “Chico Bento ensina as crianças sobre alimentos e cuidados com o planeta”
Diziam os mais velhos:
.”É de pequenino que se entorta o pepino” (na educação e comportamento)
eu, sugiro”
.”é desde pequenino que se ensina a comer, e resolver seus pepinos”