Artigos
Chico Bento ensina as crianças sobre alimentos e cuidados com o planeta
Quem melhor que o Chico Bento para falar com as crianças sobre a importância da alimentação saudável, a origem dos alimentos e os cuidados com o meio ambiente? O personagem da Turma da Mônica que vive na roça, adora pescar e gosta de roubar goiabas do “Nhô Lau” é o destaque principal da cartilha “Alimentação: Como fazer boas escolhas para você e para o planeta”.
Fruto de uma parceria entre a organização não-governamental WWF-Brasil (World Wide Fund For Nature Brasil) e a Mauricio de Sousa Produções (MSP), o guia ilustrado pelo cartunista Mauricio de Sousa busca destacar a agricultura familiar, o trabalho dos agricultores e os produtos que vêm da terra. Traz ainda curiosidades sobre o campo, o caminho da comida até a mesa, vantagens dos alimentos frescos, dicas para encontrar um agricultor próximo e um calendário para acompanhar o que há de mais fresquinho em cada mês. (link para baixar a cartilha está disponível no final do texto).
Leia também: Alimentação saudável na quarentena: Turma da Mônica lança guia de receitas
Leia também: Edu, novo amigo da Turma da Mônica, mostra desafios de ter uma doença rara
“Reconhecer a importância da terra precisa começar cedo. Mas, mais que apresentar a diversidade de frutas, legumes e verduras para as crianças, é preciso estar atento à forma como são produzidos e consumidos. E os pais e educadores têm papel fundamental neste processo, ensinando aos pequenos o valor do que vem da terra e a importância de preservar e não desperdiçar. Por meio de ações simples, as crianças de hoje podem desenvolver hábitos alimentares mais saudáveis e que também contribuem para preservar o planeta”, diz Gabriela Yamaguchi, diretora de Sociedade Engajada do WWF-Brasil.
Segundo Mônica Sousa, diretora-executiva da MSP, é fundamental destacar e valorizar os produtos e seus respectivos produtores. “É por meio de conteúdos como este que conseguimos passar a importância da agricultura e da alimentação balanceada de forma lúdica e didática. Desta maneira, conseguimos reconhecer as vantagens dos alimentos frescos e destacar os produtos que são a base da cadeia produtiva de alimentos no Brasil”, aponta.
A cartilha na íntegra está disponível em: turmadamonica.uol.com.br/wwfbrasil/downloads/cartilha_wwf_alimentacao.pdf
Abaixo, assista ao vídeo de divulgação da parceria entre a WWF-Brasil e a Mauricio de Sousa Produções.
Leia também: Turma da Mônica: Magali protagoniza cartilha sobre cuidados com alimentos em tempos de coronavírus
[mc4wp_form id=”26137″]
Amanda Nunes Moraes
Estudante de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero apaixonada por escrever e contar histórias. Sempre viveu imersa no mundo das artes, é muito curiosa e adora o universo da educação.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
As 3 situações de emergência mais comuns com crianças — e o que toda mãe precisa saber agora
Acidentes acontecem rápido e muitas vezes no meio da rotina. Saber o que fazer (e o que não fazer) pode...
Se você tem medo do primeiro encontro entre seus filhos, veja o que aconteceu com Theo e Cecília e viralizou nas redes sociais
O primeiro encontro entre irmãos é sempre uma caixinha de surpresas. No vídeo que emocionou a internet, o pequeno Theo...
Brainrot: “Sinais de que o cérebro do meu filho estava pedindo socorro (e eu nem tinha notado)”
Sabe quando você olha para o seu filho e percebe que ele está ali… mas não está? Pois é. Foi...
Fim do ano sem surtar? O que ninguém fala sobre ser mãe em dezembro
Chegou aquela época do ano em que percebemos que estamos sorrindo por fora e acabadas por dentro... Será que dá...







Um comentário para “Chico Bento ensina as crianças sobre alimentos e cuidados com o planeta”
Diziam os mais velhos:
.”É de pequenino que se entorta o pepino” (na educação e comportamento)
eu, sugiro”
.”é desde pequenino que se ensina a comer, e resolver seus pepinos”