Nasce um bebê, nasce um instagram

"Todo mundo sonha em ter um filho famoso", diz a escritora Sheila Trindade, mas se antes as crianças eram descobertas por um olheiro no ônibus, como aconteceu com a Xuxa, hoje são as redes sociais que cumprem esse papel, lembra ela

216
Mãe faz selfie com bebê no colo
Os antigos books de fotos foram substituídos pelas selfies em redes sociais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Quem não conhece a história de uma criança que é descoberta por um olheiro de agência enquanto estava brincando no parquinho, que depois ficou famosa, fez propaganda para a Estrela e ganhou um monte de presentes? A família comprou uma casa nova e agora ela está na Europa trabalhando como modelo de grandes marcas. No fundo, todo mundo sonha com isso.

Em entrevista para um programa de TV, a Xuxa contou que foi descoberta durante uma viagem de trem. Desde então, há quem fantasie com algum olheiro que ande de ônibus por prazer, não por ser pobre, porque seria muito azar o sujeito ainda ser pobre. Que te ache linda e carismática e que a coloque no novo elenco de uma novela da Globo. Eu sei, já fui uma dessas pessoas. Culpa da Xuxa! A mulher ainda vai e canta que “tudo pode ser, só basta acreditar”. O estrago foi completo. Até hoje canto de olhinho fechado “Lua de Cristal”. Quem nunca? 

Crescemos. Ficou adormecida aquela vontade louca de lançar uma sandália da Grendene com seu nome ou quem sabe um CD com capinha de glitter e cheirinho de chiclete. Nos tornamos mães e agora o sonho é fazer dos nossos filhos os próximos Irmãos Neto. Com a chegada das redes sociais, as crianças também foram contaminadas com este desejo. Se você perguntar para qualquer criança na faixa dos 9 anos, a maioria responderá que quer ser youtuber. Adeus aquele negócio de ser jogador de futebol ou pediatra. Todo mundo quer um canal para chamar de seu e ficar rico lançando coleção de camisetas. É fato: Nasce um bebê, nasce um instagram “gerenciado pela mamãe @fulana. Parcerias via direct”. Quantidade de seguidores 173, contando com os parentes. 

LEIA TAMBÉM:

As agências que antes nos seduziam com aqueles books de fotos que custavam uma fortuna e só serviam depois para decorar a estante da casa da Vó, agora entram em contato através das redes sociais com aquela conversa de fazer um teste de câmera. Eu poderia vir aqui pagar de esperta, mas sinto em dizer que já caí no golpe. Já me desloquei de casa até uma agência da zona sul para perder meu tempo. Peguei, obviamente, um ônibus, porque vai que a Xuxa tá certa? Não deu em nada. Inventaram bolsa de “estudos”, mostraram contratos que os outros alunos tinham, fizeram a criança decorar texto e repetir em frente a uma câmera e disseram que ela tem perfil sim para ser famosa. Sempre tem. Nunca vi a história de uma mãe que levou o filho e agência falou:

– Olha, seu filho realmente é muito feio e não tem carisma nenhum. A saída é por ali, senhora. 

Eles sempre são maravilhosos. 

– A mensalidade com desconto da bolsa é só três mil reais. O Financeiro é por aqui, senhora. – dizem.

Nos iludimos, produzimos conteúdo para redes sociais, compramos roupas novas para montar look do dia. Um dia ou outro somos convidadas para cafés da manhã em shopping para divulgar alguma atração e é bem legal. Eu sei. 

Nestes cafés da manhã é comum encontrar este povo, as meninas vestidas igual a um cupcake, com um vestido rodado e enorme. A pobre querendo descer no escorrega e mal conseguindo andar. Meu medo era ela tombar e morrer sufocada por anáguas. Acho que a última morte por este motivo deve ter sido na Idade Média, vai saber.

No fim das contas, ninguém fica famoso nada! Mas se você me perguntasse se sou famosa, responderia que só no Serasa. Ainda na esperança do meu senso de humor me levar para uma entrevista no programa do Pedro Bial. Afinal, vai que a Xuxa está realmente certa?

*Este texto é de responsabilidade do colunista e não reflete, necessariamente, a opinião da Canguru News.

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui