Amo os meus filhos, mas não gosto de ser mãe

O amor é um comportamento, disse alguém uma vez. Não é o que está dentro de nós que importa, mas sim a forma como o outro se sente amado

1053
‘Não gosto de ser mãe’ : assumir esse sentimento pode ser libertador, diz a colunista Magda Gomes Dias
O que importa é a forma como amamos nossos filhos
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

“Amo os meus filhos, mas não gosto de ser mãe”, escreveu aquela mulher num post onde fazia referência a um podcast que eu tinha gravado, com uma jornalista, a propósito do tema “Mãe, por que não gostas de mim?”. 

Tocar neste tema – o da ausência do amor de uma mãe pelos filhos – é duro e tabu e deixou alguns leitores espantados e curiosos. “Como assim, uma mãe que não ama os seus filhos?”, perguntavam.

A escuta do podcast deixa as ideias claras – filhos que não se sentiram amados pelas suas mães e, quem sabe, mães que não tiveram prazer em sê-lo. Tirar o pano que cobre esta verdade é urgente e necessário. Ao fazê-lo, surge a liberdade. Ao fazê-lo, as frases com as quais descrevemos a nossa realidade passam a ser outras tal como passam a ser as hipóteses que surgem. 

Não escolhemos as nossas emoções, mas podemos escolher os nossos comportamentos. Quando a questão do peso do amor incondicional de uma mãe deixar de se colocar, talvez essa mulher aceite esse fato, talvez o consiga encarar de frente e talvez escolha fazer o outro sentir-se amado, pelos gestos e pelos olhares. O amor é um comportamento, disse alguém uma vez. Não é o que está dentro de nós que importa mas sim a forma como o outro se sente amado. 

Ao mesmo tempo, estaremos no caminho de ver tudo mais claro. Dizia ela “amo os meus filhos, mas não gosto de ser mãe” é profundamente libertador, claro, verdadeiro. Esta mulher não procura enganar-se a propósito de quem é e do que ela sente. E, por viver em paz com isso, por se entender e aceitar assim, não existe resistência, não existe desconforto. É o que é.

O intuito desta conversa e deste tema é trazer luz para estes fatos. Há mães sim, que não conseguem amar os seus filhos – novamente, o amor enquanto uma escolha, mais do que uma emoção. E quem diz mães, diz pais também, mas a verdade é que parece ser-nos mais fácil que essa ausência possa acontecer nos pais. Com efeito, ouço frequentemente frases como “mãe é mãe, o pai é presente mas quando a mãe não está… ”. “Já se sabe, um pai não ama tanto os seus filhos quanto a mãe”. Ora, se é verdade que é necessário eliminar a possibilidade de uma mãe ter dificuldades com o amor materno, também é urgente eliminar-se a ideia de que um pai não consegue amar um filho de uma forma grandiosa. Voltamos a cair nas crenças e a perpetuar ideias que não desejamos, mas que mesmo assim estão tão enraizadas que nem as percebemos.

Amar ou não amar não me parece ser o mais importante numa relação e antes, o que sublinhei acima e que é uma das pedras de toque do meu trabalho: fazer com que o outro se sinta amado. E isso é um oceano de diferença!

Magda Gomes Dias
Magda Gomes Dias, 44 anos, tem dois filhos: Carmen, 12 anos, e Gaspar, 9 anos. É natural do Porto, Portugal, e fundadora da Escola da Parentalidade e Educação Positivas, onde oferece programas de certificação e especialização na área. Autora do blog 'Mum's the boss', escreveu os best-sellers 'Crianças Felizes' e 'Berra-me Baixo', além do livro 'Para de Chatear a Tua Irmã e Deixa o teu Irmão em Paz'.

1 COMENTÁRIO

  1. Magda, estou adorando ler seus textos. Sou aqui do Brasil e ainda bem que a fronteira para a ajuda ainda está aberta, ufa! Obrigada por compartilhar suas perspectivas sobre tantos assuntos que nos são preciosos. Precisamos pensar as coisas, ter a oportunidade de viver nossas questões enquanto ainda nos resta a chance de caminhar. Estou seguindo o meu caminho e honrada por ter me esbarrado com seu olhar/ouvido virtuosos. Obrigada.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui