Artigos
Mind Summit SP: especialistas debatem os segredos da mente para uma vida melhor

Como aprender a ser resiliente e ter uma mente saudável? A resposta para essa pergunta pode estar na reconfiguração do cérebro. Segundo o psiquiatra americano e autor best-seller Daniel Siegel, as experiências e relações que estabelecemos ao longo da vida conseguem moldar o cérebro e essa neuroplasticidade cerebral nos permite cultivar uma mente resiliente para que possamos ser a mudança que desejamos.
O assunto está na pauta da programação do Mind Summit, que acontece na terça-feira (28), no Teatro Renaissance, em São Paulo, e reunirá dez renomados especialistas para debater temas de saúde mental, bem-estar e desenvolvimento do cérebro humano. Será um dia inteiro de palestras, discussões e exercícios práticos que convidarão os participantes a reavaliar a maneira como nos relacionamos consigo mesmos, com os nossos filhos e com o mundo.
Siegel virá pela primeira vez ao Brasil para ministrar a masterclass “Mente e saúde mental: cultivando resiliência ao longo da vida”. Professor clínico de psiquiatria na Escola de Medicina da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), ele é um dos mais respeitados estudiosos do cérebro e da mente humana e autor de vários livros, incluindo os best-sellers do New York Times: “Brainstorm — O poder e propósito do cérebro adolescente”, “O cérebro da criança” e “Disciplina sem Drama”.
“Daniel Siegel é um grande defensor da plasticidade do cérebro e ele mostra que nunca é tarde para superar traumas e dificuldades da infância, embora isso às vezes possa ser bem difícil”, afirma Daniela Seibel, co-founder da Canguru e organizadora do evento. Ela destaca a importância de poder trazer o especialista ao país, além de outros renomados profissionais e pesquisadores da saúde que abordarão diferentes aspectos científicos que fundamentam a educação parental. “O evento é um marco na percepção do impacto da saúde mental nas relações interpessoais. Para o educador parental, é uma oportunidade de se atualizar sobre os mais relevantes conteúdos da área”, complementa Seibel.
LEIA TAMBÉM:
Serenidade e saúde mental
A terapeuta de casais e famílias Mary Nelsen também participará do evento com a palestra “Serenidade: um caminho para a saúde mental”. Co-autora da obra “Disciplina Positiva para Casais: como cultivar um relacionamento feliz”, escrita em parceria com a terapeuta e escritora Jane Nelsen, Mary falará sobre esse estado de tranquilidade e calma que pode ajudar em aspectos como: alívio do estresse, sono de qualidade, regulação emocional e conexão social, entre outros.
Confira outras palestras imperdíveis do Mind Summit:
Relações familiares e saúde mental – com Liubiana Arantes, neuropediatra e professora da Faculdade de Medicina da UFMG, e Juliana Franco, pediatra com especialização em neurociência do comportamento e educadora parental.
Estilo de vida e saúde mental – com Wimer Bottura Júnior, psiquiatra e presidente da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática; Telma Abrahão, biomédica, especialista em neurociência e desenvolvimento infantil, e Mikaela Oven, coach e formadora sueca radicada em Portugal.
Serenidade: um caminho para saúde mental e felicidade – com Mary Nelsen Tamborski, terapeuta de casais e famílias nos Estados Unidos e coach certificada pela Positiva Discipline Association (PDA).
Talk Show “Humanamente” – com Daniel de Barros, médico do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP, e Roberta Russo, jornalista e âncora na rádio BandNews FM.
Panorama da saúde mental no Brasil – com Eduardo Cardoso de Moura, médico e doutorando em Ciências Comportamentais e Tomada de Decisão.
Mente e saúde mental: cultivando resiliência ao longo da vida – Masterclass com o psiquiatra americano Daniel Siegel
Quer saber mais sobre o evento? Clique aqui para obter informações sobre os palestrantes e a programação completa.
Canguru News
Desenvolvendo os pais, fortalecemos os filhos.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Whey e creatina na infância: moda perigosa ou cuidado possível?
Outro dia, ouvi uma mãe comentar na arquibancada: “Meu filho faz esporte todo dia… será que já pode tomar whey?”....
Você pode estar errando no Natal (e não tem nada a ver com presentes)
Férias começando, casa cheia, luzes piscando Eu mesmo me peguei pensando: o que ficou no Natal da minha infância? Não...
A “Lei Felça” foi aprovada. Mas você sabe proteger seu filho online?
Levantamento inédito, feito com 1800 pais, mostrou que apenas 36% já ouviram falar sobre as novas regras do ECA Digital....
Por que o possível aumento da mortalidade infantil no mundo também diz respeito ao Brasil
Depois de 25 anos de queda contínua, relatório global acende alerta de risco de retrocesso na saúde das crianças. Vacinação,...








