Machucados nos olhos: saiba o que fazer de acordo com o tipo de ferimento

Oftalmologista do Hospital Albert Einstein recomenda ações específicas para cada situação

23
Menina tampa olhos com machucado
Ferimentos por pancadas ou objetos cortantes devem ser examinados por um oftalmologista
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Crianças e adolescentes passam grande parte de seu tempo em atividades recreativas ou esportivas. Se por um lado isso é bom para o desenvolvimento motor e mental, por outro, esses ambientes também servem de palco para a maioria dos acidentes nessa fase da vida. Para se ter uma ideia, 50% das lesões oculares em crianças e adolescentes acontecem exatamente em momentos de recreação e prática esportiva. Por essa razão, Claudia Faria, oftalmologista do Hospital Albert Einstein, elaborou um guia de ações para os três principais tipos de machucados nos olhos:

LEIA TAMBÉM:


Machucados nos olhos por objetos com ponta

Se um objeto pontiagudo penetrar no olho, como um lápis ou um anzol, os pais não devem tentar puxar nem retirá-lo com a mão, e sim devem levar a criança para o pronto-socorro o mais rápido possível, alerta a oftalmologista.

Pancadas

Outros ferimentos contusos, como uma pancada ou um soco, ou cortantes (como um corte na pálpebra) devem ser examinados por um oftalmologista, segundo Claudia. “Deve ser assim por conta da natureza grave do ferimento, que pode não ser evidente naquele momento”, explica.

Contato com produtos químicos

“Se houver um acidente de contato com produtos químicos, como, por exemplo, cair álcool gel no olho da criança, deve-se enxaguar abundantemente a superfície do olho com água corrente por pelo menos 10 minutos”, ensina a médica, informando que a lavagem deve seguir até que o atendimento médico chegue ao local.

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui