Artigos
As princesas querem brilhar
Uma das notícias que mais me chamou a atenção, ao longo desta pandemia, mostrava que os países que enfrentam o problema de forma mais eficaz e humana são, em sua maioria, liderados por mulheres: a Alemanha, a Nova Zelândia, a Islândia, a Dinamarca, entre outros (e outras). O fato me fez lembrar de dois livros recentes da nossa literatura infantil que – cada um a seu modo – dá o recado: deixe brilhar as mulheres!
No caso do livro de Que cabelo é esse, Bela?, o brilho é literal, mas também metafórico. A autora Simone Mota conta a história de Bela, uma garota descendente de escravos que, desde cedo, percebe como seus cabelos brilham na chuva. Após o encantamento inicial, a menina começa a receber olhares e comentários incômodos, e tem que voltar às suas ancestrais para entender a beleza e a força de seus cabelos, e a importância de ser como é.
Leia também: Livro também é brinquedo
Já o livro Princesas em greve! é uma espécie de manifesto bem humorado, carinhoso e otimista sobre tudo aquilo que as mulheres podem e desejam fazer nesse mundo. Dialogando com cenas, personagens e estereótipos dos contos de fada – torres altas, lobos maus, dragões, sapos que viram príncipes, finais felizes e o incontornável Era uma vez – a autora Thais Linhares relaciona, como ela própria diz, no subtítulo, 21 demandas muito justas. Como mostram tantas líderes em tempos de pandemia, lugar de princesa é onde ela quiser!
Leia também: 7 livros infantis com protagonistas negras
Ficha Técnica:
QUE CABELO É ESSE, BELA? Texto de Simone Mota. Ilustração de Roberta Nunes. Editora do Brasil, 2018.
PRINCESAS EM GREVE! Texto e ilustração de Thais Linhares. Editora Cortez, 2018.
Sobre as autoras
Simone Mota, carioca, é escritora e estatística. Escreve para crianças desde 2011.
Roberta Nunes, carioca, é ilustradora e designer.
Thais Linhares, carioca, é escritora, ilustradora, quadrinista e professora, com dezenas
de obras publicadas
Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter. É grátis!
Leo Cunha
O escritor Leo Cunha publicou mais de 70 livros, como "Um dia, um rio" (Ed. Pulo do Gato), "O que é preciso pra ser rei?" (Ed. Pequena Zahar), “Infinitos” (Ed. Melhoramentos) e "A grande convenção dos sapos" (Ed. Globo). Sua obra recebeu os principais prêmios da literatura infantil brasileira, como Jabuti, Nestlé, FNLIJ, Biblioteca Nacional e João-de-Barro. É também jornalista, tradutor e professor universitário.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Xô, Piolho! Estratégias eficazes para a volta às aulas sem pesadelos
Coceira na cabeça nem sempre é falta de higiene, mas pode ser sinal de piolho. Entenda por que eles aparecem...
5 livros que ajudam a acolher as crianças no início das aulas
A literatura é uma ferramenta poderosa para preparar os pequenos que vão começar a frequentar a escola – ou recomeçar...
Vírus Nipah: o que os pais precisam saber para não entrar em pânico
Surto na Ásia tem chamado a atenção nos noticiários e, embora o vírus possa causar quadros graves, ele é raro....
Rituais em família fazem mais diferença do que você imagina – e a ciência comprova
Entenda quais são os benefícios de manter tradições em conjunto, em casa, e veja ideias inspiradoras para começar agora mesmo







Um comentário para “As princesas querem brilhar”
Uau! Gracias e que honra estar nessa coluna com a Simone e a Roberta <3 <3