Artigos
Bichos do Brasil e da Terra

A fauna brasileira é um mundo! Você pode girar quanto quiser, nesse planeta redondo, e não vai encontrar tantas cores, formas, texturas e sons quanto os que vivem em nossa natureza. Nunca é demais mostrá-los, exibi-los com orgulho e (por que não?) alertar para os perigos que correm.

É o que fazem, por exemplo, os dois livros infantis que destaco na coluna deste mês. Um deles novinho em folha, outro já amado, há mais tempo, pelos leitores.
A novidade é Bichos Vermelhos, lançado em 2019. Lina Rosa criou 20 textos curtos – mesclando poesia e informação, delicadeza e bom humor – para falar de 20 espécies que estão na Lista Vermelha, ou seja, ameaçadas de extinção, por diversos motivos: poluição, aquecimento global, destruição do habitat natural, caça desenfreada… ou simplesmente porque alguém quer transformar o bicho em “anelzinho, colarzinho, pulseirinha”! O tom de bate-papo, chamando o leitor pra perto, torna o livro irresistível para crianças, e um convite para a reflexão. O prefácio é da ambientalista Marina Silva.

Já Passarinhos do Brasil: poemas que voam, um pouco mais antigo, é um deslumbre para os olhos, os ouvidos e o coração. A dupla Lalau e Laurabeatriz, mais afiada e afinada que nunca, nos leva para junto das aves do Pampa, do Pantanal, da Mata Atlântica, do Cerrado, da Caatinga e da Amazônia. Não resisto a trazer pelo menos dois pássaros para vocês:
Bico-de-pimenta
Na cara preta,
um bico vermelho,
ardido de malagueta
Caboclinho-lindo
Caboclinho gorjeia.
Enfeitiça
até sereia.
Ficha Técnica:
BICHOS VERMELHOS. Texto de Lina Rosa. Ilustrações de Erick Vasconcelos. Editora Aletria, 2019. Lina Rosa, pernambucana, é produtora e publicitária. Erick Vasconcelos, pernambucano, é designer e ilustrador.
Ficha técnica:
PASSARINHOS DO BRASIL: POEMAS QUE VOAM. Texto de Lalau, imagens de Laurabeatriz. Editora Peirópolis, 2013. Lalau, paulista, é publicitário e um dos maiores poetas da nossa literatura infantil. Laurabeatriz, carioca, artista plástica e ilustradora, já criou dezenas de livros, a maioria com o parceiro Lalau.
Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter.
- Quando a escola machuca: por que alunos negros ainda sofrem três vezes mais bullying?
- Você sabe o que os pais millennials estão fazendo que pode mudar o mundo?
- O erro comum que quase todo adulto comete diante de uma picada de escorpião em crianças
- Os 3 aplicativos para controlar o uso de telas que podem salvar a rotina digital da sua família (e devolver sua paz)
- O dia em que Felipe viu o “mamá novo” da mãe e algo inesperado virou conversa sobre corpo, maternidade e mudança
Leo Cunha
O escritor Leo Cunha publicou mais de 70 livros, como "Um dia, um rio" (Ed. Pulo do Gato), "O que é preciso pra ser rei?" (Ed. Pequena Zahar), “Infinitos” (Ed. Melhoramentos) e "A grande convenção dos sapos" (Ed. Globo). Sua obra recebeu os principais prêmios da literatura infantil brasileira, como Jabuti, Nestlé, FNLIJ, Biblioteca Nacional e João-de-Barro. É também jornalista, tradutor e professor universitário.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Você sabia que 90% dos acidentes com crianças e adolescentes poderiam ser evitados, com medidas simples?
Em entrevista exclusiva, pediatra aponta mudanças simples que fazem a diferença na prevenção e podem salvar vidas
Criança que ganha celular aos 12 anos tem mais chances de depressão e obesidade
Dados foram revelados em estudo feito com mais de 10 mil adolescentes e acendem alerta para famílias
Guerreiras do K-Pop: Entenda o que levou uma escola a proibir crianças de cantarem músicas do desenho que virou febre
Direção de uma escola primária britânica enviou uma carta aos pais, explicando que os alunos não poderiam mais referir-se à...
Verão, piscina e mar: como proteger as crianças de otites?
Com mais calor, umidade e horas na água, aumentam os casos de otites externas — a famosa “otite de verão”....






