6 livros que falam sobre abuso sexual (e ajudam a preveni-lo)

Livros infantis que abordam de maneira educativa temas ligados à sexualidade a ao abuso sexual. Veja ainda dicas de leitura sobre o assunto para os adultos!

19827
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Obras infantis que abordam de maneira educativa temáticas relacionadas ao abuso sexual podem ajudar os pais a introduzir o assunto com os filhos. De forma lúdica e divertida, a leitura desses livros que falam sobre abuso sexual infantil pode ensinar desde cedo às crianças as diferenças entre o corpo de meninas, meninos e adultos e outros aspectos como intimidade e consentimento; sentimentos e tipos de toques de carinho e abusivos. A seleção dos livros foi feita pela colunista da Canguru News Bebel Soares, que também já escreveu sobre o assunto em seu livro “Sem paraíso e sem maçã”. Essa e outra dica para adultos estão no fim da lista. Confira!

Livros para ajudar a prevenir o abuso sexual infantil

Pipo e Fifi – Premiado livro infantil que ensina a diferenciar toques de amor de toques abusivos, apontando caminhos para o diálogo e a proteção. O livro de Caroline Arcari com ilustrações de Isabela Santos é voltado para crianças a partir dos 3 anos de idade e aborda conceitos básicos sobre o corpo, sentimentos, convivência e trocas afetivas. Saiba mais no site pipoefifi.org.br

Leia também: 5 livros para explicar o racismo às crianças (e criar filhos antirracistas)

A Mão Boa e a Mão Boba – A obra mostra como as diferenças entre uma mão amiga e uma mão abusadora são sutis. Numa linguagem simples, a história escrita por Renata Emrich e ilustrada por Erica Ianni busca orientar as crianças sobre pedofilia e assim contribuir para a prevenção do abuso sexual contra crianças e adolescentes.

Antônio – O título do livro é também o nome do personagem principal da história, um menino de 7 anos que adorava brincar e sonhava em ser mágico e saber voar. De um dia para o outro, porém, seu comportamento mudou e ele se tornou uma criança agressiva e deprimida. Escrito por Hugo Monteiro Ferreira com ilustrações de Camila Carrossine, a obra tem o objetivo de estimular crianças muito pequenas a terem coragem de denunciar os abusos e também de ensiná-las a se proteger.

Leia também: 8 livros que te ajudam a conversar sobre a pandemia com as crianças

O Segredo Segredíssimo – Adriana é uma menina triste que tem um “segredo segredíssimo”. A sorte dela é que sua amiga Alice é muito esperta, e ao saber do segredo dá a Adriana um “conselho conselhíssimo”. Adriana segue o conselho e sua vida muda para melhor. Por meio dessa história, a autora Odívia Barros e a ilustradora Thaís Linhares tratam da questão do abuso infantil.

Leia também: 5 livros interativos que divertem e incentivam a imaginação

2 livros para adultos que também falam da violência contra crianças

Todos contra a pedofilia – Escrito pelo promotor de justiça Carlos Forte, o livro traz conceitos ligados à pedofilia – desde sua
definição, conceitos e usos no âmbito do Direito, Medicina e Psicologia – e apresenta formas de identificação de um pedófilo e mesmo sua atuação na internet. O objetivo da obra é esclarecer a sociedade sobre a importância da prevenção do abuso e exploração sexual, na tentativa de interromper o ciclo da violência, minimizando uma ampla gama de traumas e sequelas, físicas e psicológicas, que podem comprometer o desenvolvimento da personalidade de seres humanos em formação –as crianças e os adolescentes.

Sem paraíso e sem maçã – Temas como abuso sexual, violência doméstica, perda gestacional e adoção fazem parte do livro da arquiteta Isabela Soares, mais conhecida como Bebel. Na obra, esses assuntos perpassam o relato sincero e comovente que ela faz sobre si mesma, contando como superou a depressão e o câncer. Ela também relembra os momentos mais marcantes vivenciados em quase uma década do grupo de apoio às mães que criou, o “Padecendo no Paraíso”.

Leia também: Livros e gibis digitais gratuitos para incentivar a leitura das crianças na quarentena

Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui