Para ler com seus filhos: Dizem que é verdade mesmo!

Conheça dois livros infantis que exploram as lendas urbanas de forma envolvente e arrepiante: "Lendas Urbanas" e "Maria Degolada, Santa Assombrada".

Lendas urbanas que 'assustam' e divertem as crianças; capa do livro

Leia em 2 minutos

Quem não gosta de sentir um arrepio, de vez em quando? Ouvir um caso assustador? Especialmente quando alguém jura que essa história aconteceu mesmo, de verdade, logo ali, no seu bairro, ou na cidade vizinha? Alguns autores de literatura infantil sabem se aproveitar de nossa curiosidade pelas lendas urbanas.

Um deles é Caio Riter, que há anos vem arrepiando – e divertindo, por que não? – as crianças brasileiras com sua versão da lenda urbana Maria Degolada, Santa Assombrada. O relato desafia a coragem do leitor e joga com sua imaginação. As crianças – não muito pequenas, de preferência! – ao mesmo tempo acreditam e desconfiam do destino trágico e absurdo da moça. Será que é invencionice do povo ou a Degolada existiu de verdade? Na dúvida, não olhe no espelho! Tudo é ressaltado pelas cores e traços fortes do ilustrador JoãoCaré.  

Já no livro Lendas Urbanas, Anna Claudia Ramos reúne, de forma ligeira e envolvente, cinco lendas urbanas que a maioria de nós já ouviu falar, em algum momento. Ou vai me dizer que você não conhece o caso da Loura do Banheiro? Do homem do saco? Ou a própria Maria Degolada, contada pelo Caio? O ilustrador Guto Lins consegue aliar o clima mais moderno, da urbanidade, com elementos antigos, ou atemporais, das lendas.

FICHA TÉCNICA
LENDAS URBANAS. Texto de Anna Claudia Ramos, ilustração de Guto Lins. Editora DCL, 2009.
MARIA DEGOLADA, SANTA ASSOMBRADA. Texto de Caio Riter, ilustração de JoãoCaré. Editora Edelbra, 2010.

SOBRE OS AUTORES
Anna Claudia Ramos, carioca, é escritora e educadora, com dezenas de livros publicados para crianças, jovens e adultos.
Guto Lins, carioca, é escritor, ilustrador e designer, com prêmios em todas essas áreas.

Caio Riter, gaúcho, é escritor e professor. Tem dezenas de obras publicadas, nos mais variados gêneros.
JoãoCaré, nome artístico de João Guimarães, é gaúcho. Músico, ilustrador e colecionador de jacarés (nenhum vivo!).

*Este texto não reflete necessariamente a opinião da Canguru News.

Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter. É grátis! 

O escritor Leo Cunha publicou mais de 60 livros, como “Um dia, um rio"; (Ed. Pulo do Gato), "Infinitos" (Ed. Melhoramentos), "Onde a palavra abre os olhos" (Ed. Abacatte) e “Cachinhos de prata” (Ed. Paulinas). Sua obra recebeu os principais prêmios da literatura infantil brasileira, como Jabuti, Nestlé, FNLIJ, Biblioteca Nacional e João-de-Barro. É também tradutor e professor universitário.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui