Já pensou usar uma fralda no seu bebê que avisa quando ela está suja? 

567
fralda inteligente
Foto: Unsplash
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Já imaginou usar uma fralda em seu bebê que avisa quando ela está suja? Pesquisadores do MIT (Massachusetts Institute of Technology), nos Estados Unidos, estão desenvolvendo uma fralda inteligente com um sensor de umidade que dará um sinal de alerta quando o produto estiver molhado.

 “A fralda terá um sensor colocado em seu interior que quando ativado, transmitirá um sinal a um leitor que por sua vez enviará uma mensagem a um celular ou computador, cujo usuário poderá então trocar a fralda”, explica Vivaldo José Breternitz, doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) e professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie. 

fralda inteligente
Reprodução de infográfico da pesquisa: detecção de umidade de fraldas de baixo custo usando antena de metal-hidrogel.

Leia também: Avocado, um delivery de produtos para bebês

O produto, segundo a pesquisa, serve não só de bebês, mas também idosos, pessoas com deficiência e pacientes hospitalares. A ideia é que os alertas melhorem o atendimento a esses públicos, prevenindo erupções cutâneas e infecções, por exemplo. 

O estudo foi divulgado na revista IEEE Sensors (que traz pesquisas sobre sensores), publicada pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers, uma das maiores e mais importantes organizações profissionais de todo mundo, publicou um trabalho desenvolvido por pesquisadores do MIT (Massachusetts Institute of Technology), uma das mais famosas instituições de ensino e pesquisa do mundo, dando conta do desenvolvimento de uma fralda inteligente, que emitirá sinais de alerta quando molhada.

Verônica Fraidenraich
Editora da Canguru News, cobre educação há mais de dez anos e tem interesse especial pelas áreas de educação infantil e desenvolvimento na primeira infância. É mãe do Martim, 9 anos, sua paixão e fonte diária de inspiração e aprendizados.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui