5 maneiras de encorajar a gratidão nas crianças

Especialistas afirmam que a gratidão pode contribuir para o bem-estar e a felicidade dos pequenos e é algo que pode ser incentivado no dia a dia

1028
Crianças e gratidão; crianças com as mãos juntas em frente ao peito de olhos fechados
Aprender sobre gratidão pode trazer muitos benefícios para a vida da criança
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Neste clima festivo de fim de ano, é tempo de relembrar com as crianças todas as coisas boas ocorridas ao longo de 2022, e, acima de tudo, incentivá-las a agradecer pela vida que possuem. Reconhecer a gratidão é uma habilidade muito importante, que deve ser desenvolvida desde a infância, segundo especialistas, e traz inúmeros benefícios. “A gratidão está associada com o aumento do bem-estar, felicidade e satisfação com a vida em crianças”, disse Cara Goodwin, psicóloga infantil e mãe de três crianças, em matéria para a newsletter Parenting Translator.

Mas, assim como qualquer habilidade, a gratidão precisa ser ensinada e estimulada e existem muitas formas de fazer isso.  Aliás, é cientificamente comprovado que, com atividades simples que podem ser realizadas no dia a dia, os filhos conseguem aprender a agradecer com mais frequência. “Os pais podem incentivar conversas, escrever sobre gratidão e, claro, dar o exemplo para os pequenos”, exemplificou a especialista. Confira algumas maneiras, provadas pela ciência, de educar crianças mais gratas.

1. Conversar sobre gratidão com os filhos

Estabelecer um diálogo aberto e honesto sobre qualquer assunto é fundamental para que os pequenos possam entendê-lo melhor e tirar suas dúvidas. Por isso, por que não separar um tempo para falar sobre gratidão? Uma pesquisa publicada pela Biblioteca Nacional de Medicina, dos Estados Unidos, descobriu que pais que conversam sobre gratidão frequentemente com os pequenos fazem com que os filhos sejam mais gratos. Também foi revelado que as crianças têm uma tendência maior de demonstrar gratidão nos dias em que as discussões são feitas em relação aos dias em que o tema não é abordado.

Para ajudar os pais, os pesquisadores criaram a técnica “Observe, Pense, Sinta, Faça”. A ideia é observar o que os pequenos têm na vida para agradecer, pensar sobre o motivo e como receberam essas coisas, sentir as emoções positivas relacionadas ao que recebeu e fazer algo para expressar gratidão por essas coisas. Isso pode ser introduzido nas conversas de várias formas, como:

  • Apontar algo que a criança tem ou recebeu. Exemplo: “Não é ótimo maravilhoso que você tenha tantos brinquedos para brincar todos os dias?”
  • Falar sobre os sentimentos da criança depois de ganhar algo. Exemplo: “Como você se sentiu quando a vovó te surpreendeu com aquele presente?” 
  • Refletir sobre o motivo de ela ter recebido algo ou por que alguém pode ter feito algo por ela. Exemplo: “Por que será que o seu professor veio assistir seu jogo de futebol neste fim de semana?”
  • Destacar a sorte ou privilégio da criança. Exemplo: “Não é tão bom termos uma casa quentinha neste dia chuvoso?”
  • Parabenizar as demonstrações de gratidão do filho. Exemplo: “Foi legal como você disse ‘obrigado’ ao seu professor depois da escola hoje!”

LEIA TAMBÉM:

2. Fazer listas de agradecimento

Escrever frequentemente sobre pessoas, objetos ou eventos que as crianças são gratas pode ser uma ótima prática para incentivar a gratidão e ajudar os pequenos a enxergarem as coisas boas da vida. Um estudo publicado pela Revista de Psicologia Escolar comprovou isso ao analisar o comportamento de crianças de 11 a 14 anos, divididas em três grupos. Os estudantes do primeiro grupo foram solicitados a escrever cinco coisas pelas quais eles eram gratos todos os dias durante duas semanas, já o segundo grupo escreveu cinco coisas que os irritavam diariamente durante o mesmo período. O terceiro era o grupo de controle e não fez nada. 

Os pesquisadores descobriram que o grupo que escreveu as listas de gratidão mostrou maior satisfação com a escola em comparação com o grupo que listou eventos irritantes e o grupo de controle. Além disso, o primeiro grupo mostrou maior agradecimento, maior otimismo, maior satisfação com a vida e menos emoções negativas do que o grupo que listou eventos irritantes. Assim, o estudo sugere que o foco em eventos negativos em si pode reduzir a gratidão.

3. Ensinar às crianças o que a gratidão realmente significa

Existem muitas maneiras de ensinar os filhos a agradecerem pelo que têm e cada família pode encontrar uma forma diferente que funciona melhor para os pequenos. Mas pesquisadores da Universidade da Califórnia encontraram um método específico que pode ajudar as crianças a experienciar mais gratidão, mostrar pensamentos mais gratos e expressar mais seu agradecimento. Através deste “plano de aula” desenvolvido, elas apresentaram um aumento de gratidão e bom humor depois de apenas cinco meses. Para isso, é importante que os pais ensinem três pontos aos filhos:

  1. Entender por que a outra pessoa fez algo gentil
  2. Compreender os custos potenciais que podem surgir ao serem gentis
  3. Compreender como os outros se beneficiam quando as pessoas os ajudam 

4. Escrever bilhetes de agradecimento

Você sabia que aqueles pequenos bilhetes que as crianças escrevem para agradecer por um presente que receberam pode contribuir para sentimentos reais de gratidão? Um estudo publicado pela Revista de Psicologia Positiva, do Reino Unido, analisou as reações de estudantes de 8 a 19 anos, ao escreverem e lerem em voz alta um bilhete de agradecimento para alguém que elas gostariam de agradecer. Os pesquisadores descobriram que os alunos que mostraram baixos níveis de felicidade no início do experimento mostraram mais gratidão e sentimentos de felicidade depois de fazerem a atividade.

“Além disso, os pais também podem encorajar os filhos a escrever cartas de agradecimento para pessoas que os ajudam de qualquer maneira, como professores, motoristas de ônibus e carteiros, já que esta prática pode ajudá-los a se sentir gratos por pessoas na vida deles que podem não ter percebido antes”, adicionou a psicóloga infantil Cara Goodwin.

5. Dar o exemplo

Todo mundo sabe que crianças absorvem tudo o que observam em sua volta e os pais são sempre seus principais modelos. Assim, a forma como os pais agem podem interferir no comportamento dos filhos também. Segundo estudo divulgado pela revista acadêmica Revisão de Desenvolvimento, as crianças mostram níveis mais altos de gratidão quando seus pais dão exemplo para elas. Uma das maneiras de fazer isso é agradecer ao filho e aos outros ao seu redor ou expressar a gratidão por meio de ações. Além disso, os pais também podem apontar o que outra pessoa pode ter sacrificado e como exatamente isso os ajudaram.

LEIA TAMBÉM:

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui