Eleições dos conselhos tutelares: domingo é dia de votar!

Embora não seja obrigatória, participar da votação é essencial para escolher candidatos comprometidos com a proteção das crianças e dos adolescentes

101
Ilustração símbolo do conselho tutelar mostra adulto segurando as mãos de duas crianças
Defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes é dever de todos
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

No próximo domingo, dia 1º de outubro, serão realizadas eleições para escolha de conselheiros tutelares em todo o Brasil.

O voto não é obrigatório, porém, é de extrema importância que você exerça o seu papel de cidadão para escolher o quadro de pessoas que serão responsáveis por zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes nos próximos quatro anos na sua comunidade.

Mas afinal, o que é o Conselho Tutelar?

Criado pelo ECA (Estatuto da Criança e Adolescente) em 1990, o Conselho Tutelar é um órgão público que possui a atribuição de garantir o respeito aos direitos das 68,6 milhões de crianças e adolescentes de até 19 anos de idade, segundo a divulgação dos resultados prévios da coleta do Censo Demográfico 2022 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Tem como missão, respeitar a sociedade na defesa dos direitos à vida, à educação, à saúde, à liberdade, ao lazer, à cultura e à boa convivência familiar no âmbito municipal.

É obrigatório que haja pelo menos um Conselho Tutelar em cada município brasileiro, composto por cinco pessoas para um mandato de quatro anos.

LEIA TAMBÉM:

Saiba que, quanto mais eleitores votando de forma consciente, mais pessoas teremos acompanhando o trabalho dos conselheiros tutelares eleitos e cobrando ações transparentes e efetivas. 

Eleger representantes comprometidos é fundamental para termos um trabalho sério e eficaz.

Procure saber quem são os candidatos da sua cidade e escolha os conselheiros mais capacitados para que possam influenciar diretamente a realidade de crianças e adolescentes vulneráveis, sendo através de políticas públicas mais efetivas, do combate à violência e ao abuso ou dando apoio a famílias em situação de risco.

Viu só a importância do seu voto para esse pleito?

Lembrando que, a próxima eleição para escolha dos conselheiros tutelares, será agora dia 1º de outubro, entre às 08h às 17h em todos os municípios do Brasil.

O que é necessário saber para poder votar?

– Todos os cidadãos maiores de 16 anos possuem o direito de votar;

– Os locais de votação são informados previamente pela prefeitura da sua cidade. Em São Paulo, a lista com os locais e os nomes e números de candidatos está disponível neste link

– É necessário apresentar o título de eleitor e um documento oficial com foto, que pode ser o Registro Geral (RG), a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o passaporte ou a Carteira Profissional. 

A proteção às crianças e aos adolescentes é um dever de todos e a eleição para escolha dos conselheiros tutelares é uma forma de compartilhar essa responsabilidade e poder fazer parte da mudança que deseja na sua comunidade.

*Este texto é de responsabilidade do colunista e não reflete, necessariamente, a opinião da Canguru News.

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui