Educação financeira: papel de quem?

As escolas podem passar ensinamentos às crianças sobre uma relação saudável com o dinheiro; já as famílias têm função importante no desenvolvimento de valores

650
Educação financeira: escolas e famílias devem trabalhar o tema com as crianças; duas mãos colocam moedas em dois cofrinhos, um verde e outro rosa
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Quando estou falando sobre educação financeira nas turmas de MBA onde leciono, sempre faço uma enquete. Pergunto aos alunos e alunas se tiveram contato, ao longo da vida acadêmica, com alguma matéria que ensinasse a se relacionar melhor com o dinheiro. Poucos se manifestam. E olha que estamos falando de pessoas que tiveram uma longa vida acadêmica: ensino infantil, ensino fundamental, ensino médio, faculdade e depois MBA. Outra pergunta que dirijo a eles é se conseguem passar algum dia sem tomar alguma atitude que gere impactos em suas vidas financeiras. Ninguém se manifesta. Ou seja, a cada dia, tomamos decisões que irão impactar nossa vida financeira. Se a relação com o dinheiro é tão importante, ela deveria ser trabalhada nas escolas não é mesmo?

Compartilho desta opinião. Mas acho que este tema não deve ser trabalhado somente nas escolas. As escolas podem passar para as nossas crianças vários ensinamentos sobre uma relação saudável com o dinheiro. Mas educação financeira vai além disso. Ela pressupõe o desenvolvimento de valores. E neste sentindo, a atuação das famílias é fundamental. Não é possível terceirizar para as escolas esse processo.

Mas voltando a falar das escolas, as novidades são positivas. Desde o ano passado, a Educação Financeira faz parte da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ela está entre os temas transversais que deverão constar nos currículos de todo o país. É um grande avanço, mas que traz consigo algumas preocupações. A primeira delas é a educação financeira ficar restrita à disciplina de matemática, pois somente a base matemática incorpora explicitamente o conteúdo. É necessário levar o tema para outras disciplinas, fundamentais para uma aprendizagem mais ampla.

Outra questão importante é a preparação dos professores e professoras. Em um país onde a educação financeira de adultos é incipiente, o quadro se repete entre os profissionais das salas de aula. Será necessário então trabalhar a sua capacitação, o que irá gerar um impacto muito positivo em milhares de famílias brasileiras. Acredito que a introdução da educação financeira nas escolas não irá ajudar somente os estudantes.

E você, o que acha?


Leia também: Coleção ‘Meu Dinheirinho’ ensina educação financeira para crianças


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui