Como despertar o melhor nos nossos filhos?

Nós, enquanto pais, temos que ser estratégicos no processo educacional

500
Como despertar o melhor dos filhos para que sejam bem-sucedidos?; menino e menina descem escada de casa
A maneira como os filhos agem podem ser diferentes até em atividades do cotidiano, como subir as escadas de casa
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Como despertar o melhor nos nossos filhos para que eles tenham boa autoestima, sejam eficientes, estabeleçam relacionamentos saudáveis e construam uma carreira profissional de sucesso? Neste artigo, vou contar uma situação que vivenciei e dar dicas para inspirar você a educar seus filhos de maneira inteligente.

Nós, enquanto pais, temos que ser estratégicos no processo educacional. Muitas pessoas se queixam que deram a mesma educação aos filhos, mas que somente um soube aproveitar os ensinamentos e, então, elas se perguntam onde erraram. O erro está exatamente em oferecer os mesmos adubos e nutrientes a plantas diferentes, com solos distintos.

Recentemente, vivenciei uma situação com meus filhos Alice e Augusto que me levou a refletir sobre como educar as crianças. Eles estavam subindo uma escada. A Alice, a mais nova, era mais rápida que o Augusto. Mas, ela tem como característica ser distraída. Então, apesar de dar passos largos e ligeiros, ela se dispersava contemplando as coisas ao redor. Já o Augusto, com medo de cair, subia mais lentamente, porém, focado. Ele não se distrai quando está em uma atividade.

Apesar das individualidades de cada um, eles chegaram ao topo da escada juntos. Observando essa cena, pensei na importância de olharmos nossos filhos não apenas no resultado final – aqui, incluo vitórias, conquistas e, também, birras e teimosias – mas, compreender o que está por trás do comportamento deles. Ou seja, é preciso entender o processo.

No meu caso, por exemplo, preciso orientar Alice a ter foco e, com Augusto, trabalhar a autoconfiança.

Para despertar o melhor no seu filho, olhe para ele. Nada substitui o seu olhar. O que ele precisa só você pode saber. Livros, dicas e orientações são ferramentas que podem lhe auxiliar, mas não na totalidade. A partir do momento que você olhar, diariamente, para cada um de seus filhos, deixará de focar apenas nos resultados positivos ou negativos, conseguirá corrigir as dificuldades e reforçar o que é saudável.

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

Camila Cury
Camila Cury é psicóloga e autora do livro “A beleza está nos olhos de quem vê” (Ed. Sextante). É presidente e fundadora da Escola da Inteligência, maior programa de educação socioemocional do Brasil, aplicado em mais de 1,2 mil escolas. Tem dois filhos, Augusto e Alice.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui