Artigos
Por que no frio sentimos vontade de beliscar o dia todo?
Quando começa o frio, é quase automático. Toda hora, queremos bebidas quentes, pratos confortáveis (e, geralmente, calóricos), aquele biscoitinho, um chocolate, queijos… É quase impossível manter a rotina alimentar planejada, especialmente para quem está tentando perder peso ou adotar hábitos mais saudáveis.
Se você identificou, saiba que não está só. Segundo o médico nutrólogo Marcio Passos, essa mudança de comportamento é comum.
“O frio realmente aumenta a vontade de consumir alimentos mais calóricos, mas o segredo é não transformar isso em uma desculpa para abandonar completamente o processo. Pequenas escolhas feitas diariamente fazem toda a diferença no resultado final”, garante.
Entre as principais recomendações está o aumento do consumo de proteínas. Alimentos como carnes magras, ovos, iogurtes e outras fontes proteicas ajudam a prolongar a sensação de saciedade e reduzem a vontade de beliscar entre as refeições.
As bebidas quentes também podem ser aliadas. Chás e cafés sem açúcar ajudam a aquecer o corpo e proporcionam conforto sem adicionar muitas calorias à rotina. A orientação é evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e preparações muito açucaradas, comuns nesta época do ano.
Outra opção bastante procurada durante o inverno são as sopas. Para que elas contribuam para uma alimentação equilibrada, o ideal é priorizar receitas com legumes, verduras e fontes de proteína, evitando ingredientes excessivamente gordurosos ou ultraprocessados.
A prática de atividade física também merece atenção. A tendência de permanecer mais tempo em ambientes fechados e reduzir o movimento durante os dias frios pode favorecer o ganho de peso. Manter uma rotina regular de exercícios ajuda não apenas no controle do peso, mas também no funcionamento do metabolismo e no bem-estar emocional.
Ficar sem comer ajuda? Pelo contrário! Longos períodos de jejum podem aumentar a fome e favorecer escolhas impulsivas no fim do dia. Ter opções saudáveis à disposição pode ajudar a evitar exageros.
Outra boa prática para adotar é a chamada regra do 80/20. Nessa estratégia, a alimentação equilibrada é mantida na maior parte do tempo, enquanto uma parcela menor fica reservada para flexibilizações ocasionais. “Manter hábitos saudáveis em cerca de 80% do tempo já gera resultados importantes. Isso permite mais liberdade sem transformar a alimentação em algo difícil ou impossível de seguir”, explica.
Seis dicas para manter a dieta no inverno
- Priorize alimentos ricos em proteína para aumentar a saciedade;
- Consuma chás e cafés sem excesso de açúcar;
- Prefira sopas à base de legumes, verduras e proteínas;
- Não abandone a prática de atividade física;
- Evite ficar muitas horas sem comer;
- Adote a regra do 80/20 para equilibrar disciplina e flexibilidade
Quer saber mais? Acrescenta a Caru nos seus contatos agora (11) 95213-8516 ou CLICA AQUI e fala “oi” para a Caru
Canguru News
Desenvolvendo os pais, fortalecemos os filhos.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
6 sinais de que a rotina está afetando a vida íntima do casal depois dos filhos
Falta de conversa, distanciamento na hora de dormir e a sensação constante de não ter tempo para a relação podem...
Jéremy Doku deixa a seleção belga para acompanhar de perto o nascimento do filho: e, sim, isso é MUITO importante!
A polêmica envolvendo o jogador belga Jérémy Doku e a jornalista francesa Francie Pierron levantou um debate: qual é o...
“Onde está a mãe dessa criança?”: campanha da Caru quer ressignificar uma das frases mais usadas para julgar mães
Movimento criado pela Inteligência Artificial das Mães convida mulheres a mostrarem que a maternidade não tem um único jeito de...
Você conhece a teoria da janela sagrada?
Existe um período breve e precioso da vida em que pais, filhos e avós conseguem compartilhar o tempo, a presença...










