Artigos
Desodorantes: a partir de que idade crianças podem usar?

Durante a puberdade, o corpo da criança passa por algumas mudanças que são esperadas e consideradas normais para essa fase. Uma delas é o surgimento do odor axilar, aquele cheirinho mais forte que começa a aparecer, principalmente, após os exercícios.
Diante dessa queixa, sempre vem a dúvida sobre desodorantes e antitranspirantes que possam ser usados pelas crianças. O endocrinologista Miguel Liberato explica que, de acordo com a Anvisa, desodorantes são liberados para crianças a partir dos oito anos de idade, desde que não contenham álcool, parabenos e alumínio. Já os antitranspirantes são recomendados apenas após os 12 anos de idade.
Para pais que preferem evitar quaisquer substâncias, o endocrinologista sugere alternativas que também podem ser adotadas para as crianças menores de oito anos. “É possível usar o leite de magnésia, que neutraliza os ácidos do suor e reduz a proliferação de bactérias, e o leite de rosas, que atua como antisséptico devido ao óxido de zinco e cloreto de benzalcônio”, aconselha. Para todos os efeitos, Miguel Liberato reforça que a escolha do tratamento deve ser feita com cautela e acompanhamento médico, visando o bem-estar da criança.
LEIA TAMBÉM:
Embora seja uma alteração normal e esperada para o início da puberdade, o aparecimento precoce desse odor, antes dos oito anos em meninas e dos nove em meninos, pode ter outros motivos. Segundo o médico, algumas crianças apresentam um odor axilar transitório, proveniente do uso de roupas de adultos que já estejam colonizadas por bactérias. “Esse tipo de odor pode ser tratado com cremes tópicos antibióticos e não está relacionado ao início da puberdade ou produção hormonal”, afirma Miguel.
De toda forma, é importante o acompanhamento médico para investigar e identificar a causa. “Temos que estar atentos se o surgimento desse cheiro vem acompanhado de acne, aumento de velocidade de crescimento, pelos pubianos e outros sinais associados à puberdade”, acrescenta.
Canguru News
Desenvolvendo os pais, fortalecemos os filhos.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
3 ideias de petiscos com a cara do Natal
Quer surpreender os convidados? Inspire-se nestas sugestões de apresentação, que vão fazer sua mesa brilhar!
Compartilhar maquiagem com os filhos pode? O que dá para dividir e o que é melhor esconder do nécessaire
Produtos infantis costumam ser mais seguros para toda a família, mas o caminho inverso pode trazer riscos. Especialistas explicam como...
E se um óculos pudesse frear a miopia do seu filho? Primeiros óculos que desaceleram miopia em crianças são aprovados FDA
Tecnologia promete não apenas corrigir o grau, mas também retardar a progressão da condição. No Brasil, as lentes já são...
Nem Enzo, nem Valentina: os nomes de bebês que dominaram os registros em 2025 (e surpreenderam os pais)
Helena lidera o ranking nacional pelo segundo ano seguido, enquanto nomes curtos ganham cada vez mais espaço nas certidões de...






