O que o signo da criança revela sobre sua personalidade

Uns são mais falantes, outros, mais reservados – e todos são muito diferentes! Confira como os astros influenciam a personalidade do seu filho

4567
O temperamento da criança de acordo a seu signo; ilustração mostra os 12 signos do zodíaco; ilustração mostra sol e os ícones de cada signo do zodíaco
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Existem crianças tranquilas e existem aquelas “ligadas em 220 volts”. Enquanto algumas são brincalhonas e comunicativas, outras são afetuosas, tímidas ou distraídas. Os comportamentos e as atitudes dos pequenos ajudam a definir a sua personalidade e, segundo astrólogos, podem ser explicados pela ação dos astros. “A astrologia estuda como as estrelas influenciam a personalidade das pessoas e as relações humanas e pode ajudar a compreender os comportamentos das crianças de acordo a seu signo, colaborando para o seu desenvolvimento”, afirma a astróloga Marcia Mattos, que escreveu o livro “O que os astros dizem sobre o seu filho“.

A partir das particularidades astrológicas de cada criança é possível compreender, por exemplo, porque o filho pisciano esquece sempre a máscara na hora de sair casa. Ou porque a filha virginiana aprendeu a guardar os brinquedos sozinha, mas o irmão, que é sagitariano, não. Para os pais que se interessam pelo assunto, pedimos para a astróloga que detalhasse as características das crianças de cada signo. Confira abaixo!

Áries (21/03 – 19/04)

Cheia de energia, os pequenos arianos dão um baile no adulto que tenta conter tanta agitação. Desde cedo, eles são avessos à autoridade e imposição, sendo portanto muito independentes. Rápidas, as crianças deste signo são um pouco prematuras e aceleradas em tudo. Vão começar a andar cedo, não importa quantas vezes caiam, e a falar cedo também. Comem rápido, movem-se rapidamente e aprendem a fazer tudo de primeira. Impacientes e apressados, podem ser um pouco estabanados durante a infância.

Outra característica do signo é ter muita disposição para praticar esportes e viver ao ar livre. “Esta não é uma criança que se possa prender muitas horas num apartamento, numa escola, num quarto, numa creche. Ela precisa de espaço para se movimentar e gastar toda a energia que possui. É aconselhável que ela possa praticar exercícios, atividades físicas e até esportes desde cedo. Caso contrário, pode se tornar agressiva, inquieta, e briguenta”, alerta a astróloga.

Touro (20/04 – 20/05)

Super afetuoso e carinhoso, o pequeno taurino adora abraços apertados e muito carinho! Aprecia o conforto, a casa arrumada, as coisas bonitas, a comida gostosa, a mesa posta, a roupa de cama macia e perfumada e tudo que torna a vida agradável e prazerosa. Por causa dessa característica, pode se tornar um pouco apegado às suas coisas. “Esta é uma criança possessiva e colecionadora. Gosta de tudo o que possui e não suporta que venham pegar suas coisas. Mesmo que já tenham um brinquedo, um objeto ou uma roupa gostarão de ter mais um igual, pois lhes agrada acumular”, ressalta Márcia.

Segundo a profissional, trata-se de uma criança mais sossegada, que aprecia o conforto, o silêncio e a calma. É fácil até certo ponto educá-la. Fora a teimosia e um ataque anual de fúria depois de ter engolido muita coisa por muito tempo. Por pressão acumulada. Fora isto, são estáveis, previsíveis e sempre sabemos o que esperar deles. Dificilmente nos pregam um susto ou se metem em estrepolias.


Leia também: Estresse tóxico e estresse positivo: como eles afetam os pequenos


Gêmeos (21/05 – 21/06)

Super curiosa, inteligente e esperta, a criança do signo de gêmeos é cheia de perguntas! “Questiona sobre tudo e é melhor ter respostas corretas. Ela quer entender as coisas e obter informação. Acaba desafiando a inteligência e o nível de informação dos pais, professores e adultos em geral”, conta a astróloga Márcia.

Começam cedo a não precisar da companhia exclusiva dos pais e se interessam em abrir um pouco o universo social, passando bastante tempo com os coleguinhas, dormindo na casa deles. O que pode ser um pouco difícil para pais mais apegados. Desde cedo também serão interessados por livros, histórias e leituras. Começarão a falar e a ler logo. Possivelmente, antes das outras crianças da sua idade. Muito antes da hora também aprendem a ler, muitas vezes, sozinhas. É a sua paixão pelas palavras.

Câncer (22/06 – 22/07)

A criança canceriana estranha as pessoas novas e leva algum tempo para se acostumar e se afeiçoar com elas. Leva mais tempo ainda para se acostumar com o afastamento e a ausência das pessoas que lidam com ela. Tudo com ela tem que ser feito aos poucos, para se acostumar, se familiarizar. A adaptação na escola passa por aí também.

Ela renderá o dobro na escola se estiver num ambiente agradável, com coleguinhas e professores de quem goste. Ela é movida por afeto e todas as escolhas referentes a cursos, estudos e médicos devem levar em consideração esse sentimento. “A criança de câncer é ela própria muito protetora e maternal. Será capaz de cuidar dos irmãozinhos e de outras crianças, se perceber que estão sendo negligenciadas por um adulto. Tem complexo de ‘mãezinha’. É uma criança sensível, que se magoa muito facilmente e se ressente de qualquer sinal de desatenção ou frieza”, descrever Márcia.


Leia também: 5 necessidades emocionais que devem ser atendidas para que a criança se torne um adulto saudável


Leão (23/07 – 22/08)

O leonino é uma verdadeira estrela. Na realidade, um Sol, o seu Astro regente. Mesmo que tenham irmãozinhos, se sentirão o favorito do papai ou da mamãe e se portarão como tal. É inacreditável o que é possível conseguir deles através de elogios. Esqueçam as críticas, portanto – jamais serão construtivas no caso deles.

Uma criança naturalmente alegre, com personalidade marcante desde cedo. Acostumada a dirigir as brincadeiras e a distribuir os personagens e as funções de cada um. O melhor papel caberá sempre para a eles. O pequeno de leão, desde cedo, adora o prazer, o lazer e a diversão. Os estudos, as tarefas e as obrigações são suportadas porque há uma promessa de recreio e diversão entre elas ou depois delas.

Virgem (23/08 – 22/09)

“É uma criança tímida, séria e responsável desde pequenininha. Mas, não devemos nos enganar diante de sua aparência calma. Ela é contida, não calma. Por dentro é inquieta, ansiosa e qualquer coisa a tira de seu equilíbrio precário. Extremamente inteligente, sagaz e observadora, nada escapa à sua análise. Isto porque a sua mente se desenvolve velozmente e mais rápida do que seu corpo, instinto e emoções”, diz Marcia Mattos.

As crianças deste signo são umas das mais fáceis de se educar, pois são bem comportados por natureza. Dificilmente aprontam. É possível, por exemplo, se trabalhar ou estudar ao lado deles. Ficarão quietinhos observando ou entretidos com sua própria atividade.


Leia também: 3 atitudes tóxicas que contaminam o ambiente familiar


Libra (23/09 – 22/10)

A criança libriana se dá bem com todo mundo, trata todo mundo bem e não cria caso com ninguém. Pelo contrário, ela é uma intermediadora e apaziguadora natural. Ela agrega as crianças num grupo e, geralmente, é aproveitada pelos pais para apaziguar as brigas entre os irmãos.

Mas, não se engane, é uma criança pacífica, mas profundamente justa. Ela defenderá com unhas e dentes quem estiver certo. Seu senso de justiça é tão apurado que se um dos pais favorecer a um dos filhos, mesmo que seja ela, denunciará a injustiça e exigirá partes iguais. O pequeno libriano detesta estar só, não gosta de fazer nada sozinho e possui uma habilidade incomparável para arranjar um par. Terá sempre uma companhia para brincar, estudar, ir ao colégio, ir ao curso de inglês, passear, ir ao clube, à pracinha etc.

Escorpião (23/10 – 21/11)

Com a personalidade forte, desde pequenos os escorpianos não são um tipo de criança fácil de educar e controlar. São misteriosos, profundos, introspectivos e com um mundo interno vasto e rico. Possessivos e ciumentos, podem ser bastante controladores com quem amam: os pais, os irmãos e os coleguinhas.

É melhor ser sincera e não esconder nada dela. Porque, no fundo, ela já sabe o que está acontecendo, já sentiu e pressentiu tudo o que está se passando a sua volta, só esta buscando confirmação para a sua extraordinária sensibilidade. “Não a engane, portanto, não minta para ela. Ela vai mirá-la com aqueles olhos penetrantes e ver o que se passa dentro de você. Ela perderá a confiança em você, se não for assim verdadeiro. E para um escorpiano, mesmo pequenininho, confiança não tem preço”, aconselha a astróloga.


Leia também: Cada filho é único: saiba como agir para despertar o amor entre os irmãos


Sagitário (22/11 – 21/12)

É uma criança exuberante, extrovertida e cheia de energia. Quanto mais atividades ao ar livre, espaços amplos e abertos, melhor. São desde pequenininhos apaixonados por atlas, globo terrestre, mapas, documentários sobre regiões distantes, enciclopédias, coleções de Geografia, História etc. “Eles vão adorar as viagens para qualquer lugar e não precisa vir junto papai, mamãe ou vovó. Pode mandá-los em excursões com a turma do colégio, pois são super independentes e livres”, conta Marcia.

São crianças extremamente alegres e com uma capacidade extraordinária de se divertir com qualquer coisa e em qualquer lugar. São engraçados e, às vezes, até meio palhaços. Fazem amigos com facilidade e se enturmam em qualquer lugar. Adoram os livros, os museus, as exposições e tudo o que guarde algum tipo de conhecimento. São curiosos e ávidos para aprender.

Capricórnio (22/12 – 19/01)

Os pequenos capricornianos nunca foram crianças, nasceram adultos, maduros, sérios e compenetrados. “Pode-se deixar uma criança deste signo tomando conta do irmão mais novo, do irmão mais velho e, até de um adulto doente. Eles darão remédio na hora certa e, a comida no horário adequado. Não dão o menor trabalho, muito pelo contrário, poupam e tiram trabalho dos adultos”, explica Marcia Mattos.

Têm uma absoluta noção do tempo. Acordam na hora certa para ir ao colégio, tomam banho no horário combinado, de modo que estão sempre prontos quando chega a hora. Uma criança pontual, podem acreditar? Cumprem todas as suas pequenas tarefas, como dever de casa, estudar para prova e levar os trabalhos que a professora pediu. São até capazes de lembrar os adultos das obrigações e dos compromissos deles.


Leia também: Como criar filhos corajosos e prudentes?


Aquário (20/01 – 18/02)

Trata-se de uma criança extremamente inteligente, praticamente acima da média. Sua mente é curiosa, inquieta e muito acelerada. Aprende com muita rapidez e, segundo Marcia, pode ter um desenvolvimento mental e intelectual prematuro. “Deixe-a mais solta, para que possa desenvolver e expressar esse lado aquariano tão especial que é a originalidade. Portanto, não a trate como uma criança igual a todas, para não enfraquecer esse traço”, aconselha.

Além disso, a criança aquariana precisa de um ambiente doméstico mais calmo e menos ruidoso, caso contrário, ela ficará excessivamente estimulada. Lembre-se de que se trata de uma criança inquieta, principalmente mentalmente. Quanto mais livre e desimpedidos forem a casa e o quarto dela, melhor.

Peixes (19/02 – 20/03)

Sensível, afável e sonhadora, é capaz de ficar horas e horas absorta com um livro de histórias, assistindo a um vídeo, entretida com brinquedos ou simplesmente observando uma paisagem ou um pingo de chuva deslizar pela vidraça. Um pouco confusa, desorganizada e muito distraída. Vive perdendo as coisas ou se esquecendo de onde as colocou. Com isto, pode demorar horas para cumprir pequenas tarefas e acabar se atrapalhando com os horários.

“Nada egoísta, generosa e com uma enorme dificuldade de dizer não, temos que ter cuidado para que essa criança não seja oprimida por coleguinhas ou irmãos de personalidades mais dominadoras e egocêntricas, acabando por fazer tudo que eles querem”, finaliza a profissional.


Leia também: Parenting Brasil: como a educação parental pode transformar a realidade das famílias


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui