Artigos
O olhar das crianças para o ambiente digital
Como as crianças vivenciam o ambiente digital e como elas atuam na construção desse espaço em um mundo cada vez mais conectado? Essas foram algumas das questões que nortearam o especial “Um olhar sobre as infâncias conectadas”, uma série de mini documentários produzidos pelo Portal Lunetas, do Instituto Alana, uma organização da sociedade civil que atua em proteção aos direitos das crianças.
Os vídeos trazem depoimentos de crianças de todo o Brasil sobre sua relação com o ambiente digital, o que elas pensam disso, quais são as oportunidades e os desafios do espaço virtual e como é possível usar a internet para expressarem suas individualidades e opiniões.
“As crianças entram em contato cada vez mais cedo com a tecnologia como extensão de si mesmas. Por isso, acreditamos que é importante ouvi-las para entender suas vivências e assim podermos contribuir de fato com uma experiência digital ética, segura, inclusiva e criativa para todos”, afirma Raquel de Paula, coordenadora do Portal Lunetas. Ela ressalta que a vivência plena da infância é corresponsabilidade de famílias, educadores, empresas e plataformas de tecnologia e governos, envolvendo também a livre manifestação das crianças em relação aos assuntos que lhes afetam.
LEIA TAMBÉM: Pesquisa aponta principais preocupações dos pais com a vida das crianças na internet
Vídeos trazem depoimentos de crianças de todo o Brasil, de diferentes classes e etnias
Para a realização desse projeto, o Portal conversou com crianças de todos os estados brasileiros, com idades entre 7 e 12 anos, de diferentes classes sociais e etnias, com e sem deficiência. Nos vídeos, as crianças falam como elas imaginavam o mundo antes do advento da internet e também explicam como esse universo digital pode ajudá-las no dia a dia nos estudos, pesquisas sobre conhecimentos gerais ou até mesmo com receitas culinárias. Além disso, as crianças também contam se gostariam ter um canal na internet e comentam como elas entendem a segurança de seus dados nas redes.
Além das falas dos pequenos, o especial traz infográficos e reportagens que retratam temas como caminhos para as famílias orientarem seus filhos na internet, reflexões sobre como as telas interferem no desenvolvimento da criança, a tecnologia como aliada das crianças com deficiência, proteção de dados dos pequenos, entre outros conteúdos.
LEIA TAMBÉM: Crianças da ‘geração digital’ são menos inteligentes que seus pais, diz neurocientista francês
LEIA TAMBÉM: 6 dicas para tornar a internet segura para crianças
[mc4wp_form id=”26137″]
Norah Lapertosa
Jornalista com experiência em TV e mídias sociais. Atua como repórter no Grupo Bandeirantes de Comunicação. É apaixonada por crianças e pelo universo infantil, além de ser tia do casal de sobrinhos Pedro e Maria.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
O caso do cãozinho Orelha e a urgência de ensinar empatia às crianças desde cedo
O triste episódio envolvendo a morte violenta do cachorro Orelha reacende o debate sobre como formamos crianças e adolescentes mais...
Se o grupo de mães faz você se sentir insuficiente, o problema não é você
Entre comparações, julgamentos e a pressão por perfeição, alguns grupos que deveriam acolher mulheres e ser um ponto de encontro...
Seu filho só fala “67” e você não entende nada? Calma, que a gente explica
Um número aleatório, que parece não ter sentido algum para os adultos, virou uma das gírias mais repetidas por crianças...
Descontos falsos: cuidado com os golpes na compra de material escolar de última hora
Com a lista de materiais em mãos e o prazo apertado, famílias viram alvo de promoções enganosas e sites falsos....






