Brasil tem 30 mil crianças acolhidas e 5 mil aptas para adoção

Do total de crianças acolhidas no Brasil, 7.997 têm até 6 anos, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça

444
Brasil tem 30 mil crianças acolhidas e 5 mil aptas para adoção; imagem mostra mãos de adulto envolvendo mãos de uma criança que segura um carrinho azul claro
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Neste mês de celebração às crianças, é importante lembrar que muitas delas se encontram em abrigos e sonham com o dia em que poderão ter uma família. Segundo dados são do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA) do Conselho Nacional de Justiça, o Brasil tem mais de 30 mil crianças acolhidas, em 4.533 unidades em todo o país. Desse total, 5.154 estão aptas para serem adotadas.

A criança pode ser acolhida quando há situações de abandono, maus-tratos, negligência ou risco. Contudo, esse apoio é temporário e tem o prazo máximo de 18 meses. Após esse período, ela pode ser adotada ou indicada à reintegração familiar ou a adoção. Há 4.533 unidades de acolhimento no Brasil.

Números

Do total de crianças acolhidas, 7.997 têm até 6 anos. A maioria dos abrigados é de adolescentes: são 5.886 com 12 a 15 anos e 8.634 com mais de 15 anos. A distribuição por gênero é similar, com 50,7% de meninos e 49,3% de meninas.

Conforme o painel de informações do SNA, a lista dos estados com mais crianças aptas para adoção começa por São Paulo (1.075), seguida de  Minas Gerais (677), Rio Grande do Sul (648), Paraná (519) e Rio de Janeiro (493).  Ainda de acordo com o sistema do CNJ, há 3.702 crianças em processo de adoção e 36.155 pretendentes disponíveis.  

LEIA TAMBÉM: Garoto de cinco anos convida amigos da escola para assistir a sua adoção

Processo de adoção

Em fevereiro, a Agência Brasil publicou uma matéria explicativa mostrando como são os procedimentos para adoção no Brasil. Há uma série de requisitos estabelecidos pela legislação para que pessoas e ou casais se candidatem ao processo.

O primeiro passo para quem quer adotar é procurar a Vara de Infância e Juventude (VIJ) da sua região. Lá, a pessoa obterá informações específicas sobre o processo e receberá uma lista de documentos pessoais a serem apresentados – como cópia do CPF, identidade, certidão de casamento ou união estável (se for o caso) – comprovante de residência, comprovante de bons antecedentes criminais e atestado de saúde física e mental.

Após protocolar a inscrição, a pessoa – ou casal – deve participar de um curso de preparação psicossocial e jurídica voltada para adoção. Nesse curso, os candidatos a adotantes adquirem uma noção mais ampla da importância da preparação emocional de toda a família e de todas as mudanças que virão com a chegada de um novo integrante.

LEIA TAMBÉM: Mundo Bita e Milton Nascimento juntos em clipe sobre adoção

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui