Artigos
8 livros que te ajudam a conversar sobre a pandemia com as crianças
“Não é fácil estar confinado com uma criança. Faz dois meses que minha filha pede, todo dia, para ir à praia.” O desabafo é do comediante Gregório Duvivier, pai de Marieta, de 2 anos. “Chegamos num momento da quarentena em que todos os objetos da casa já foram ressignificados. Já não há mais o que inventar. O esfregão é uma peruca, a vassoura é um cavalo, o controle remoto é um celular, a televisão, uma grande aliada. Na hora da faxina, toma-lhe ‘Frozen’. Livre estou, cantamos, livre estou – como se estivéssemos”, relata o artista, no texto que publicou na última segunda-feira (2).
O que Duvivier enfrenta com a filha não é diferente do que milhões de pais estão vivendo com os próprios filhos. Sim, as crianças entenderam que uma doença se espalhou pelo mundo e por isso foi preciso parar de ir para a escola por um tempo. Mas o que é “um tempo” para uma criança pequena? Dois meses de confinamento para uma criança de 2 anos representa 10% da sua vida inteira – ou 3 anos na vida de um pai que estiver já com 30 anos. É demais. Não por acaso especialistas em saúde emocional e psíquica vêm alertando pais ao redor do mundo para a necessidade de conversar com as crianças sobre a pandemia. E, principalmente, tentar fazer com que elas expressem o que estão sentido.
Leia também – Covid-19 e as crianças: o que diz a ciência
Não é tarefa fácil. Mas muitos conteúdos estão sendo divulgados para ajudar pais e mães nesta missão. Entre vários e-books com download gratuito, o que não falta é inspiração de como explicar aos pequenos algo que é difícil de ser compreendido até pelos adultos. Há conteúdos inclusive para falar às crianças sobre esperança – porque é preciso manter esse sentimento aceso em tempos de pandemia. Confira nossas sugestões:
Carta às meninas e aos meninos em tempos de Covid-19
Com texto e organização da pedagoga Mônica Correia Baptista, professora da UFMG, o livro traz ilustrações de artistas importantes – ao todo, 11 ilustradores participaram, sendo cada um responsável por uma página. O texto conta, de forma sensível e lúdica, o que está acontecendo no mundo, o que é o coronavírus e o que as crianças podem fazer para se proteger. É possível baixá-lo clicando aqui.
Meu herói é você – Como as crianças podem combater a COVID-19!
Voltado principalmente para crianças entre 6 e 11 anos de idade, o livro ajuda a conversar sobre a pandemia com os pequenos, explicando como as crianças podem se proteger contra o coronavírus e também como gerenciar emoções difíceis que surgem com uma realidade nova e que muda rapidamente. O projeto foi apoiado por especialistas de organizações globais, regionais e locais das agências integrantes da ONU, além de pais, mães, cuidadores, professores e crianças em 104 países. Faça o download.
Leia também – Crianças de até 6 anos serão as mais afetadas, a longo prazo, pela suspensão das aulas presenciais
Coronavírus – Série Pequenos Cientistas
Lançado pela Universidade Federal do Mato Grosso, o livro faz parte de uma série, a Pequenos Cientistas, que é voltada para auxiliar na alfabetização científica das crianças. O livro traz a ciência em relação ao coronavírus para o público infantil, com explicações sobre microbiologia de forma simples e lúdica. O livro está disponível para download aqui.
Esperança, onde está você?
Iniciativa da Lego Foundation, com apoio da Fundação Lemann, o livro foi escrito por dois professores premiados, Armand Doucet, do Canadá, e Elisa Guerra, do México. O objetivo é mudar a narrativa da pandemia para as crianças – do medo para a esperança. São seis histórias, cada uma trazendo como protagonista uma criança de um continente diferente. Os pequenos narradores contam como está sendo esse momento para eles, em uma jornada para reencontrarem a esperança. Ele pode ser baixado aqui.
Um Vírus Malvadão e as Crianças Poderosas
O livro traz a história de três crianças inteligentes e criativas que têm a missão de destruir um vírus malvado e salvar a cidade. Criado pelo escritor Daniel Cavalcanti Campos, o objetivo é entreter e abordar a pandemia com as crianças de forma divertida e educativa por meio da arte. Clique aqui para baixar.
Leia também – Dormir tarde pode aumentar risco de sobrepeso nas crianças, diz pesquisa
Somos heróis – Os cuidados para o coronavírus ir embora
Criado por Pedro Leite, autor com seis obras publicadas, sendo três delas infantis, o livro é protagonizado pelos personagens Sofia e Otto, criados pelo autor há 6 anos. A história fala sobre a pandemia do coronavírus de forma leve e lúdica, com o objetivo de que as crianças entendam a situação sem se assustarem. O download pode ser feito aqui.
O escudo protetor contra o rei vírus
Disponível em sete idiomas, o livro traz um conto desenvolvido pela psicóloga perinatal Guadalupe del Canto, do Instituto Argentino de Salud Mental Perinatal. O objetivo é explicar como o vírus age e como as crianças podem se proteger. O livro está disponível neste link.
Olá! Eu sou o coronavírus
Com foco em crianças de 2 a 7 anos, o livrinho foi criado pela psicóloga e professora colombiana Manuela Molina, visando orientar pais como conversar sobre a pandemia com os filhos. Ele informa o que é o vírus, como ele pode afetar os pequenos e como eles podem prevenir a infecção. Molina recomenda a impressão das páginas, já que há alguns espaços para as crianças completarem alguns desenhos. O livro pode ser baixado aqui.
Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter. É grátis!
Ivana Moreira
Ivana Moreira é jornalista, fundadora da Canguru News, coach parental pela Parenting Coach Academy de Londres e mãe de dois meninos – Pedro e Gabriel – que fazem tudo valer a pena.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Mesmo após aprovação da “Lei Felca”, poucos pais conhecem ferramentas para proteger as crianças na internet
Levantamento inédito, feito com 1800 pais, mostrou que apenas 36% já ouviram falar sobre as novas regras do ECA Digital....
Por que o possível aumento da mortalidade infantil no mundo também diz respeito ao Brasil
Depois de 25 anos de queda contínua, relatório global acende alerta de risco de retrocesso na saúde das crianças. Vacinação,...
Pisca-pisca de Natal encantam as crianças, mas exigem cuidados importantes para evitar acidentes
Choques, queimaduras e até incêndios podem acontecer quando as decorações não são instaladas corretamente. Especialista alerta para riscos e dá...
Você sabia que 90% dos acidentes com crianças e adolescentes poderiam ser evitados, com medidas simples?
Em entrevista exclusiva, pediatra aponta mudanças simples que fazem a diferença na prevenção e podem salvar vidas






