Artigos
Óperas de Mozart e Carlos Gomes inspiram contação de histórias infantis
Para quem admira as óperas – drama teatral que mistura música instrumental e canto – e quer apresentar esse gênero artístico aos filhos, uma boa oportunidade são os espetáculos produzidos pelo grupo “Teatro na Mesa”. Em vídeos já disponíveis no YouTube, as artistas mesclam contação de histórias infantis com adaptações das óperas “A Flauta Mágica” e “Peri, O Guerreiro”, que permitem conhecer ilustres compositores como o austríaco Mozart e o brasileiro Carlos Gomes – o mais importante compositor de ópera no país.
Segundo o grupo, o objetivo do trabalho é incentivar a leitura e estimular a imaginação e criatividade dos participantes. Os espetáculos possuem versões acessíveis com libras e audiodescrição e fazem parte do projeto Embaixadores da Prevenção, organização social que atua na área artístico-cultural.
“Utilizar as artes cênicas como ferramenta é fundamental para explorar o campo imaginativo e o convívio social, permitindo e viabilizando o desenvolvimento da autoconfiança, da empatia e da externalização dos sentimentos”, aponta Eduardo Virgílio, coordenador cultural do projeto. Para ele, trabalhar com arte é uma experiência muito valiosa e o projeto recebeu várias respostas positivas. “É uma oportunidade de acalentar, cuidar e entreter as pessoas que, em poucos minutos, conseguem aprender brincando”, diz. Confira os vídeos de contação das histórias infantis:
Leia também: Conheça os curtas vencedores de concurso de produções sobre primeira infância
A Flauta Mágica
O vídeo apresenta uma versão infantil da ópera homônima de Mozart, contada pela escritora brasileira Ruth Rocha. A narrativa acompanha Pamino, o príncipe de um reino distante, que precisa passar por várias provações que colocam em cheque as suas virtudes. Na companhia de Papageno, ele supera uma série de desafios que ajudam a formar o caráter, que podem ser comparados às dificuldades do dia a dia.
Leia também: 14 curtas que nos ajudam a falar com os filhos de sentimentos e valores
Peri, o Guerreiro
A história é inspirada na ópera de Carlos Gomes que, por sua vez, é baseada no romance “O Guarani”, de José de Alencar. A trama se passa no período da colonização do Brasil, quando um fidalgo justo e da confiança do Rei Dom João III chega ao país com seus filhos Ceci e Diogo. Peri torna-se amigo do fidalgo e, juntos, embarcam em uma jornada cheia de aventura.
Sobre a Embaixadores da Prevenção
A organização social foi fundada em Campinas em 2011, idealizada por Sandra Sahd. Nos últimos dez anos, já atendeu mais de 18 mil pessoas entre crianças, adolescentes, jovens e adultos por meio de atividades e projetos artístico-culturais, com apoio de recursos federais e municipais. Seu objetivo é contribuir para a formação de uma nova geração de pessoas que transforme o mundo através do sentir e pensar.
Leia também: TV Futura estreia nova programação infantil; uma das séries traz música da cantora Fernanda Takai
[mc4wp_form id=”26137″]
Amanda Nunes Moraes
Estudante de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero apaixonada por escrever e contar histórias. Sempre viveu imersa no mundo das artes, é muito curiosa e adora o universo da educação.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Se o seu filho engasgar, você saberia agir em segundos, de acordo com as novas orientações?
Protocolos internacionais foram atualizados pela primeira vez em décadas e já começaram a ser aplicados no Brasil. Especialistas explicam o...
5 passeios de Natal gratuitos para curtir com as crianças em São Paulo
Luzes, magia, Papai Noel, circo e até patinação no gelo, selecionamos programas deliciosos para entrar no clima natalino com a...
Gripe K e H3N2: o que os pais precisam saber sobre a “nova gripe” que acendeu alerta no mundo
Variante do Influenza já tem primeiro caso identificado no Brasil. Segundo especialistas, a vacinação continua sendo a principal proteção para...
Por que o refluxo atinge quase todas as gestantes (e o que realmente vale a pena fazer)?
Alterações hormonais e o crescimento do útero aumentam o risco de azia e regurgitação. Gastroenterologista ensina medidas simples — e...






