Artigos
Saiu o trailer oficial de Toy Story 5 e nós, pais, vamos ficar tão ansiosos quanto as crianças para assistir
Lembro do lançamento do primeiro Toy Story como se fosse hoje. O ano era 1995 e eu tinha 15 anos, praticamente a idade que meu filho tem hoje. A animação fez um sucesso estrondoso. Foi o primeiro longa-metragem completamente animado por computação. Um feito e tanto! Ainda criança, ficava me perguntando: será mesmo que os brinquedos têm vida quando não estamos vendo? Mal dava para imaginar quantas aventuras Buzz e Woody, naquela época, ainda rivais, viveriam juntos mais tarde.
Nem de longe dava para imaginar que, um dia, o grande vilão do filme e o arqui-inimigo dos brinquedos seria ela, a tecnologia. Nos anos 1990, celulares até existiam, mas eram trambolhos, analógicos, serviam só para falar no telefone e não eram nada populares. Hoje, crianças de 2 anos já deslizam os dedinhos pelas telas dos smartphones e tablets. Isso quando elas não têm um aparelho próprio!
O acesso – e o excesso – das crianças às telas é uma das maiores preocupações não só de pais, mas de educadores e profissionais de saúde física e mental. Aqui em casa, eu não sei se os brinquedos têm vida, mas, se tiverem… Acho que eles também ficam bem tristes, porque, se a gente deixar, eles ficam mesmo esquecidos no fundo do baú, enquanto os pequenos assistem a desenhos e se entretêm com jogos eletrônicos. Controlar, monitorar e equilibrar o uso são tarefas árduas. A meu ver, uma das mais árduas para a geração atual de pais.
Em Toy Story 5, quem antagoniza com os brinquedos é Lilypad, um tablet, que chega às mãos de Bonnie e rouba toda a sua atenção, afastando-as dos bonecos e até dos amigos. Alguma semelhança por aí?
A nostalgia de rever personagens que já conquistaram nossos corações quando éramos pequenos, somada à sensação única que é ver nossos filhos curtindo algo que nós amávamos na idade deles e à abordagem divertida e leve, mas sensível, de um tema totalmente relevante para a parentalidade atual, certamente, vai fazer com que os adultos fiquem tão ansiosos quanto os pequenos, aguardando a estreia. A previsão é de que a animação chegue às telonas no dia 18 de junho.
Enquanto isso, dá para conferir o trailer, que foi divulgado pela Disney e Pixar. Será que os brinquedos vão vencer essa batalha?
Renata Menezes
É jornalista, entusiasta da maternidade e vive a intensidade (e as descobertas!) de ser mãe de um adolescente! Quando não está escrevendo aqui na Canguru News ou viajando com a família, você a encontrará nas quadras, recarregando as energias com suas amigas no time de handebol Master EG. Para ela, a maternidade é uma viagem constante — e ela adora compartilhar cada parada desse roteiro com nossas leitoras
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Seu filho te desafia o tempo todo? O problema pode não estar nele…
A neuropsicopedagoga Isa Minatel aponta 5 erros comuns que aumentam disputas, resistência e conflitos em casa
O segredo para reconectar com seu adolescente? Uma viagem inesquecível para o Ort Hotel
Cansada dos 'nãos' e da distância? Descobri que a fórmula mágica para trazer seu filho adolescente de volta para perto...
Pai presente faz diferença no desenvolvimento emocional das crianças
Meta-análise que avaliou dezenas de pesquisas conclui que envolvimento paterno é fator decisivo para saúde emocional
Novo desafio das redes sociais ameaça crianças e adolescentes
Pediatra faz alerta sobre trend que circula na internet, incentivando a ingestão excessiva de medicamento









