Artigos
Como economizar com os gastos nas férias
O ano novo mal começou e janeiro chega trazendo uma série de despesas. E para aqueles que têm filhos, as despesas são ainda maiores. E não ficam somente na matrícula da escola, nos uniformes e no material escolar. Janeiro é época de férias escolares. Com isso, as crianças ficam em casa e as despesas aumentam.
Existem algumas alternativas e quase todas irão impactar o orçamento familiar. A primeira delas é aproveitar o período de férias e viajar com a família. Para não sobrecarregar o orçamento é importante um planejamento antecipado da viagem. Deixar para a última hora não é uma boa escolha. Como estamos em alta temporada, os preços costumam estar nas alturas. Essa é uma das razões para evitarmos viagens em janeiro. Outra razão é o grande fluxo de pessoas viajando, o que faz com que todos os destinos estejam lotados.
O jeito é ficar por Belo Horizonte mesmo. Quando tínhamos somente a Maria Eduarda, a colônia de férias do clube era uma saída. Apesar do preço salgado. Ela gostava tanto de aproveitar a colônia, que algumas vezes contribuiu com o dinheiro que tinha juntado em seu cofrinho no ano anterior. Em 2020, antes da pandemia, já não quis mais ir. Para esse ano, João Pedro deve frequentar pela primeira vez a colônia de férias do clube. Além disso, deve também aproveitar por uma semana a colônia de férias da escola que ele frequentava até dezembro. Será uma oportunidade de matar a saudade do espaço e de alguns coleguinhas. Em fevereiro, ele começará as aulas em uma nova escola.
Como o nosso ritmo de trabalho em janeiro costuma ser mais tranquilo, gostamos de fazer alguns passeios com eles. Clube, praças e atrações culturais. Um programa que não pode faltar é uma ida ao cinema. Mas é preciso ter um bom planejamento para evitar que esses passeios venham a comprometer o orçamento. Na ida ao cinema, por exemplo, alguns cuidados precisam ser tomados. Escolhemos a sala tendo em vista os benefícios oferecidos pela nossa operadora de celular ou pela administradora do cartão de crédito. Com isso, todos pagam meia-entrada. Para a tradicional pipoca, optamos pela opção com refil. O pacote comprado em uma sessão garante a pipoca da próxima ida. A água para acompanhar é comprada antes de entramos no cinema. Pelo valor cobrado pela bomboniere em uma garrafa é possível comprar três em um supermercado ou farmácia.
São pequenas dicas que nos ajudam a gastar menos e nos permitem passear mais com os meninos.
E você? O que gosta de fazer com seus filhos nas férias?
*Este texto é de responsabilidade do colunista e não reflete, necessariamente, a opinião da Canguru News.
LEIA TAMBÉM:
Carlos Eduardo Costa
Carlos Eduardo Freitas Costa é pai de Maria Eduarda e do João Pedro. Tem formação em ciências econômicas pela UFMG, especialização em marketing e em finanças empresariais e mestrado em administração. É autor de diversos livros sobre educação financeira para adultos e crianças, entre os quais: 'No trabalho do papai' e 'No supermercado', além da coleção 'Meu Dinheirinho'. Saiba mais em @meu.dinheiro
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Você sabia que 90% dos acidentes com crianças e adolescentes poderiam ser evitados, com medidas simples?
Em entrevista exclusiva, pediatra aponta mudanças simples que fazem a diferença na prevenção e podem salvar vidas
Criança que ganha celular aos 12 anos tem mais chances de depressão e obesidade
Dados foram revelados em estudo feito com mais de 10 mil adolescentes e acendem alerta para famílias
Guerreiras do K-Pop: Entenda o que levou uma escola a proibir crianças de cantarem músicas do desenho que virou febre
Direção de uma escola primária britânica enviou uma carta aos pais, explicando que os alunos não poderiam mais referir-se à...
Verão, piscina e mar: como proteger as crianças de otites?
Com mais calor, umidade e horas na água, aumentam os casos de otites externas — a famosa “otite de verão”....







