Turma da Mônica orienta familiares de pessoas com síndrome de Down

Em nova cartilha contra o coronavírus, Turma da Mônica leva orientações a familiares de pessoas com síndrome de Down.

1090
Cartilha turma da Mônica síndrome de down
Turma da Mônica dá dicas para familiares de crianças com síndrome de down

Leia em 2 minutos

Em nova cartilha contra o coronavírus, a “Turma da Mônica” leva orientações a familiares de pessoas com síndrome de Down. A cartilha “Dicas para familiares de pessoas com síndrome de Down em tempos de coronavírus“, é estrelada por Tati, personagem que tem a deficiência, e foi produzido com informações da Fundação Síndrome de Down e da PUC-Campinas.

Em tempos de coronavírus, é importante ressaltar que as pessoas com síndrome de Down podem ter fatores de risco, como um sistema de defesa que nem sempre consegue protegê-las de maneira adequada. Elas contraem infecções da mesma forma que qualquer outro indivíduo, mas os problemas de saúde de cada uma podem agravar o quadro da covid-19, caso haja infecção.

LEIA TAMBÉM: Turma da Mônica: Magali protagoniza cartilha sobre cuidados com alimentos em tempos de coronavírus 

De maneira simples e didática, a cartilha orienta o dia a dia das famílias e pessoas com síndrome de Down. Por meio de ações descomplicadas e dicas para controlar o estresse é possível garantir uma melhor qualidade de vida nesse período. A cartilha aborda uma sugestão de rotina equilibrada com atividades que evitam a ansiedade, desespero ou estresse. Ela fala também da importância do isolamento social, dá dicas de cuidados ao sair de casa, além de outros cuidados com a saúde e dos sintomas da covid-19.

“O envolvimento da Turma da Mônica com as ações de prevenção do coronavírus nos jovens com síndrome de Down vem facilitar, de sobremaneira, a comunicação entre os profissionais e voluntários que estão trabalhando nessas ações. Com notória capacidade de influenciar os jovens para hábitos saudáveis, a Turma da Mônica mostra com a presente ação, mais uma vez, seu compromisso social, dessa vez contribuindo na prevenção para as populações com maior vulnerabilidade à infecção por coronavírus”, pontua José Francisco Kerr Saraiva, professor da Faculdade de Medicina e da Pro-reitoria de Extensão da PUC-Campinas

LEIA TAMBÉM: Xô, desperdício! Dicas da Magali para aproveitar bem os alimentos

Para Mônica Sousa, diretora executiva da MSP, é fundamental que as informações e orientações cheguem a todos de maneira clara e eficaz. “A fim de contribuir com a nova realidade de familiares e cuidadores de pessoas com síndrome de Down, trazemos essa nova cartilha para que possamos auxiliá-los a passar por este momento com as informações adequadas sobre prevenção e saúde, mas também de forma mais leve e lúdica”, explica.

Além da cartilha em questão, a Mauricio de Sousa Produções tem realizado uma série de ações de conscientização. São diversos materiais informativos de prevenção e dicas para higienização de objetos utilizados no dia a dia. Além disso, a empresa está disponibilizando conteúdos educacionais e de entretenimento para os pequenos e fãs da Turma da Mônica, a fim de incentivar e agregar bem-estar.

LEIA TAMBÉM: Alimentação saudável na quarentena: Turma da Mônica lança guia de receitas

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui