Artigos
Turma da Mônica orienta familiares de pessoas com síndrome de Down
Em nova cartilha contra o coronavírus, a “Turma da Mônica” leva orientações a familiares de pessoas com síndrome de Down. A cartilha “Dicas para familiares de pessoas com síndrome de Down em tempos de coronavírus“, é estrelada por Tati, personagem que tem a deficiência, e foi produzido com informações da Fundação Síndrome de Down e da PUC-Campinas.
Em tempos de coronavírus, é importante ressaltar que as pessoas com síndrome de Down podem ter fatores de risco, como um sistema de defesa que nem sempre consegue protegê-las de maneira adequada. Elas contraem infecções da mesma forma que qualquer outro indivíduo, mas os problemas de saúde de cada uma podem agravar o quadro da covid-19, caso haja infecção.
LEIA TAMBÉM: Turma da Mônica: Magali protagoniza cartilha sobre cuidados com alimentos em tempos de coronavírus
De maneira simples e didática, a cartilha orienta o dia a dia das famílias e pessoas com síndrome de Down. Por meio de ações descomplicadas e dicas para controlar o estresse é possível garantir uma melhor qualidade de vida nesse período. A cartilha aborda uma sugestão de rotina equilibrada com atividades que evitam a ansiedade, desespero ou estresse. Ela fala também da importância do isolamento social, dá dicas de cuidados ao sair de casa, além de outros cuidados com a saúde e dos sintomas da covid-19.
“O envolvimento da Turma da Mônica com as ações de prevenção do coronavírus nos jovens com síndrome de Down vem facilitar, de sobremaneira, a comunicação entre os profissionais e voluntários que estão trabalhando nessas ações. Com notória capacidade de influenciar os jovens para hábitos saudáveis, a Turma da Mônica mostra com a presente ação, mais uma vez, seu compromisso social, dessa vez contribuindo na prevenção para as populações com maior vulnerabilidade à infecção por coronavírus”, pontua José Francisco Kerr Saraiva, professor da Faculdade de Medicina e da Pro-reitoria de Extensão da PUC-Campinas
LEIA TAMBÉM: Xô, desperdício! Dicas da Magali para aproveitar bem os alimentos
Para Mônica Sousa, diretora executiva da MSP, é fundamental que as informações e orientações cheguem a todos de maneira clara e eficaz. “A fim de contribuir com a nova realidade de familiares e cuidadores de pessoas com síndrome de Down, trazemos essa nova cartilha para que possamos auxiliá-los a passar por este momento com as informações adequadas sobre prevenção e saúde, mas também de forma mais leve e lúdica”, explica.
Além da cartilha em questão, a Mauricio de Sousa Produções tem realizado uma série de ações de conscientização. São diversos materiais informativos de prevenção e dicas para higienização de objetos utilizados no dia a dia. Além disso, a empresa está disponibilizando conteúdos educacionais e de entretenimento para os pequenos e fãs da Turma da Mônica, a fim de incentivar e agregar bem-estar.
LEIA TAMBÉM: Alimentação saudável na quarentena: Turma da Mônica lança guia de receitas
[mc4wp_form id=”26137″]
Norah Lapertosa
Jornalista com experiência em TV e mídias sociais. Atua como repórter no Grupo Bandeirantes de Comunicação. É apaixonada por crianças e pelo universo infantil, além de ser tia do casal de sobrinhos Pedro e Maria.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Gripe K e H3N2: o que os pais precisam saber sobre a “nova gripe” que acendeu alerta no mundo
Variante do Influenza já tem primeiro caso identificado no Brasil. Segundo especialistas, a vacinação continua sendo a principal proteção para...
Por que o refluxo atinge quase todas as gestantes (e o que realmente vale a pena fazer)?
Alterações hormonais e o crescimento do útero aumentam o risco de azia e regurgitação. Gastroenterologista ensina medidas simples — e...
Entrada, prato e sobremesa: 3 receitas práticas para facilitar o Natal
A palavra do fim de ano é “simplificar”. Que tal começar pela ceia?
Por que as festas de fim de ano são tão difíceis para crianças com seletividade alimentar (e como ajudar de verdade)
Pratos desconhecidos, aromas novos e comentários de familiares podem transformar a ceia em um enorme desafio emocional para crianças seletivas....






