Calendário de vacinação 2020 – saiba que vacinas dar, mês a mês, desde o nascimento

0
77
calendário de vacinação 2020

O calendário de vacinação 2020 prevê um reforço da vacina contra febre amarela para crianças de 4 anos – além da dose habitual aos 9 meses após o nascimento. Até então, 1.101 municípios do Nordeste não faziam parte da área de cobertura dessa vacina, mas o Ministério da Saúde anunciou que este ano ela passará a ser oferecida em todo o país.

Já a campanha nacional de vacinação contra sarampo, devido à epidemia ocorrida em 2019, será realizada entre 10 de fevereiro e 13 de março, para crianças de 5 a 19 anos. Outra grande ação está prevista entre 13 de abril e 15 de maio, quando ocorre a 22a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, o vírus da gripe. O público-alvo inclui crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas, até 45 dias após o parto. No total, são 15 vacinas aplicadas antes dos 10 anos de idade.As informações são do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

Leia também: Justiça determina a famílias a vacinação de seus filhos

Caderneta em dia

Para vacinar, basta se dirigir a um posto ou Unidade Básica de Saúde (UBS) com o cartão da criança. O ideal é que cada dose seja administrada na idade recomendada. Mas se, por algum motivo, o prazo for perdido, é importante voltar à unidade de saúde para atualizar as vacinas.

Entre 9 e 30 de setembro está pogramada a Campanha Nacional para Atualização da Caderneta da Criança e do Adolescente, justamente para evitar que qualquer criança fique sem as vacinas obrigatórias.

Aplicadas por meio de injeção ou via oral (pela boca), as vacinas estimulam o corpo a se defender dos vírus e bactérias. Estes organismos podem provocar enfermidades graves e afetar seriamente a saúde das pessoas, inclusive, levá-las à morte.

A seguir, veja tabela com todas as vacinas que devem ser aplicadas nas crianças, mês a mês, desde o nascimento até os 10 anos de idade.

Calendário de vacinação 2020

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui