Cadeirões de alimentação infantil levam bomba em teste de segurança

    92
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais
    Apenas um dos cinco modelos avaliados pela Proteste foi considerado totalmente seguro para as crianças
     

    Por Rafaela Matias

    Foto: PixabayA Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) divulgou os resultados do primeiro teste com cadeiras infantis para refeição, que avaliou os produtos com foco nos seguintes quesitos: possíveis partes salientes e expostas (que que pudessem cortar a criança), buracos (que prendessem dedos, pés ou pele), cintos suspensórios e resistência a impactos.

    As conclusões são alarmantes já que, dos cinco modelos avaliados, três foram eliminados por apresentarem um alto risco de que os pequenos se cortem, prendam os dedos e se soltem durante a refeição. São eles Bon Apetit, da Burigotto; Pocket Lunch, da Chicco; e Standard, da Galzerano. Todos destinados crianças de 6 meses a 3 anos de idade. A associação também solicitou que o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) revise a certificação desses modelos.

    A cadeirinha Teddy Alta, da Tramontina, não foi bem avaliada no quesito versatilidade, por não ter porta-copo e apoio para os pés da criança, mas não foi considerada insegura pelo teste. O único modelo 100% aprovado foi o Recreio, da Lenox Kiddo, que não apresentou falhas.

     

    Detalhes das falhas

    Veja abaixo o que, segundo o relatório apresentado pela Proteste, havia de errado em cada uma das três marcas reprovadas.

    Foto: Divulgação

    Bon Appetit, da Burigotto
    Tem fendas maiores do que 7 mm e menores do que 12 mm, suficientes para prender o dedo de uma criança de até 3 anos, por exemplo. Além disso, sua borda superior tem um raio menor do que 5 mm, o que também é um perigo para crianças.

     

    pocket-lunch-chicco

    Pocket Lunch, da Chicco
    A fivela da cadeira se abriu com um força menor do que 40 Newtons (medida de força), o que é um risco para uma criança de até 3 anos. Isso significa que, nessa faixa etária, ela pode abrir esse dispositivo e se levantar com facilidade, correndo o risco de cair.


    Foto: DivulgaçãoStandard, da Galzerano
    Quando submetida a impactos semelhantes aos do dia a dia, sofreu sérias avarias. A bandeja e o assento quebraram, demonstrando má qualidade do material e restaram pontas que podem ferir a criança. 

     

    Outro lado

    Em nota, a empresa Burigotto afirmou que todas as cadeiras de seu portfólio atendem às exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) de cadeiras altas para crianças. A empresa disse ainda que não teve acesso ao material da pesquisa, nem às normas e aos métodos utilizados para avaliação. Após o recebimento das informações, a Burigotto se comprometeu a avaliar os resultados divulgados pela Proteste.

    A Artsana Brasil Ltda., detentora da marca Chicco, disse que seus produtos, inclusive as cadeiras altas de alimentação, atendem às exigências do Inmetro, que assegura sua total segurança. A empresa destacou que já está disponível no mercado uma versão mais moderna da cadeirinha, com características diferentes do modelo testado, mas que todas elas foram submetidas a testes dinâmicos baseados nos padrões europeus e atenderam aos seus requisitos.

    A Galzerano informou que o modelo de cadeira alta Standard é certificado pelo Inmetro e passou por ensaios de manutenção em 29/07/15 e 13/06/16. De acordo com a empresa, foram realizados todos os ensaios prescritos nas normas e regulamentos previstos e em nenhum deles foi apresentada qualquer não-conformidade. A empresa disse ainda que teve acesso aos ensaios realizados pela Proteste e considerou os resultados falhos, já que os métodos utilizados não teriam seguido as prescrições da ABNT.

    A Tramontina afirmou que “a cadeira de alimentação para crianças Teddy Alta é fabricada e comercializada atendendo aos requisitos estabelecidos nas portarias publicadas pelo Inmetro.”

    Já o Inmetro, disse que os resultados dos testes ainda não chegaram ao instituto e ressaltou que segue os critérios técnicos da legislação de segurança europeia para fazer a certificação dos produtos.

    DEIXE UM COMENTÁRIO

    Por favor, deixe seu comentário
    Seu nome aqui