Artigos
A experiência de levar os filhos para conhecer o trabalho dos pais
Quando a Duda era pequena, eu era professor de ensino superior. Dava aula em cursos de graduação de duas faculdades. De segunda à quinta no final da tarde, me despedia dela dizendo que eu ia trabalhar. E voltava após as aulas e muitas vezes ela ainda estava acordada me esperando. Era só eu chegar, brincar um pouco e ela caia no sono.
Um dia, ela me perguntou o que eu fazia na faculdade e o porquê de sair toda noite. Falei que eu era professor. Ela, que já estava na escola, perguntou se eu dava aula para crianças igual a professora dela. Falei que era diferente, que eu dava aula para gente grande. Gente grande também vai na aula? Foi a pergunta dela.
Vi que eu precisaria mostrar meu trabalho para ela. Pedi para uma das coordenadoras da faculdade uma autorização e levei minha filha em um dia de aula. Foi uma farra. Ela conheceu a sala dos professores e alguns dos meus colegas. Foi até a cantina e comeu um pão de queijo. E foi para a sala de aula comigo. Não precisa dizer que ela se transformou na atração da noite. Respondeu todas as perguntas. E quando chegou em casa, disse para a mãe que o trabalho do papai era bem legal.
Mas o mais importante daquela visita, foi dar sentido para Duda do meu trabalho. O que eu fazia, para quem eu era importante, quem estava me esperando na faculdade. E depois disso, todas as vezes que eu me despedia dela, ela falava para eu dar aula direitinho.
Sempre fiz questão de mostrar para os meus filhos o que faço e porque faço. Falo para ele das alegrias que o meu trabalho proporciona.
Nesses tempos de aulas de MBA online, o João Pedro antes de dormir sempre quer dar um alô para os alunos do papai. Há alguns meses, ele foi visitar o campus da Skema, escola global de negócios, onde dou aulas para alunos estrangeiros, principalmente franceses. Ficou super empolgado ao conhecer as salas de aula e também a sala dos professores. Ainda conheceu alguns alunos da turma do semestre que estavam reunidos fazendo uma atividade em grupo. E agora, toda vez, que passa perto do prédio, fala do trabalho do papai. E você fala para o seu filho das alegrias do seu trabalho?
*Este texto é de responsabilidade do colunista e não reflete, necessariamente, a opinião da Canguru News.
LEIA TAMBÉM:
[mc4wp_form id=”26137″]
Carlos Eduardo Costa
Carlos Eduardo Freitas Costa é pai de Maria Eduarda e do João Pedro. Tem formação em ciências econômicas pela UFMG, especialização em marketing e em finanças empresariais e mestrado em administração. É autor de diversos livros sobre educação financeira para adultos e crianças, entre os quais: 'No trabalho do papai' e 'No supermercado', além da coleção 'Meu Dinheirinho'. Saiba mais em @meu.dinheiro
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Pensando em engravidar em 2026? Vale olhar com atenção para o prato
Se você pretende ter um bebê, provavelmente, já sabe que cuidar da sua saúde é importante. Comer melhor ajuda tanto...
Sushi pesa mais no orçamento do que fralda?
Hot roll, temaki e sushi têm caído no gosto das crianças mais cedo e, para algumas famílias, a moda gastronômica...
Dia do Leitor: 5 atitudes simples que estimulam as crianças a gostarem de ler
“A leitura cria um território de encontro e delicadeza, onde palavra, escuta e afeto caminham juntas, e onde o pensamento...
“Pode nadar depois de comer?” O que os pais realmente precisam saber
Todo mundo já precisou esperar, ansioso, por horas depois do almoço para voltar a brincar na água. Será que precisa...









