Sempre precisamos ter um olhar atento sobre nossos filhos, pois as crianças não têm a percepção de perigo, não sabem o risco que correm e não conseguem medir as consequências de suas ações. Nesse artigo você encontra dicas de segurança importantes para garantir a segurança dos adolescentes. Lembre-se sempre do velho ditado: “prevenir é melhor que remediar”.
- A internet esconde muitos perigos, converse abertamente com seus filhos sobre sites inseguros e como reconhecê-los, sempre fique de olho nas redes sociais que seus filhos estão acessando e com quem estão conversando.
- Sempre utilize o cinto de segurança ao andar de carro;
- Pratique esporte com equipamentos de proteção;
- Atravesse a rua na faixa de pedestres e sempre olhe para os dois lados antes de atravessar;
- Caso note algum comportamento diferente do habitual: muito sozinho, mais calado, muito eufórico, mudança no estilo das roupas, emagrecimento ou ganho de peso muito rápido… fique atento, tente conversar como adolescente para saber o que está acontecendo e procure ajuda se necessário. Na dúvida é melhor fazer a mais do que se arrepender de não ter feito.
- Evite brincadeiras com fogos de artifício e bombinhas;
- Muito cuidado ao entrar no mar;
- Não manuseei armas de fogo;
- Não aceite nenhum alimento ou bebida oferecidos por uma pessoa desconhecida, especialmente em festas;
- Mesmo que seja difícil para você converse com o adolescente sobre sexo, sexualidade, sobre as mudanças do corpo, pergunte quais são as dúvidas. Se você não souber responder pesquise junto com seu filho na internet. Quanto maior é a quantidade de informação que o adolescente tem, menor é a chance de se envolver em comportamentos de risco.
Muitas vezes é difícil se aproximar e conversar com os adolescentes, porém isso é fundamental para garantir segurança. Então aqui tem algumas dicas:
- Comece as conversas de forma indireta perguntando por exemplo se ele tem algum amigo que está passando por dificuldades.
- Não sabe o que responder? Responda perguntando algo sobre o que ele acabou de falar.
- Programe um tempo (pode ser 1 vez por semana) em que vocês possam fazer algo legal juntos que não envolva tecnologia. Isso vai aproximá-los e criar oportunidades de diálogo.
E você o que faz para manter seus filhos seguros?
LEIA TAMBÉM