Em tempos de Jogos Olímpicos, e com o sucesso da menina Rayssa Leal, de apenas 13 anos, agora medalhista olímpica no skate street, vale uma reflexão sobre como lidar com o sucesso e também com o fracasso dos filhos. Nem sempre eles ganham o jogo e nem sempre serão vencedores.
Neste vídeo, feito pela Phitters, produtora audiovisual da Canguru News, a psicanalista Elisabeth Wajnryt aborda o tema do elogio construtivo e usa exatamente o esporte para explicar aos pais, passo a passo, como as falas materna ou paterna influenciam o comportamento na infância e trazem consequências futuras no desenvolvimento. As palavras têm efeito, e muito.
Imagine que seu filho disputou um torneio esportivo e tirou o primeiro lugar. Ou, num cenário mais pessimista, foi desclassificado do jogo. E você? O que dirá à criança, em cada uma dessas circunstâncias? Assista ao vídeo para entender as reflexões propostas pela psicanalista, com base nos estudos da Dra. Carol Dweck, PHD Stanford, psicóloga internacionalmente reconhecida e autora do livro “Mindset: a nova psicologia do sucesso”. Para Dweck, a forma como nossos filhos vão se perceber influenciará a forma como irão lidar com os desafios.
Leia também: Como lidar com o fracasso do filho