O fracasso e o sucesso dos filhos, nos esportes e na vida: como os pais reagem a isso

Neste vídeo, a psicanalista Elisabeth Wajnryt analisa a fala dos pais em diferentes contextos, de vitória ou derrota das crianças em um jogo, por exemplo

843
O fracasso e o sucesso dos filhos: como os pais reagem a isso; menina pratica ginástica olímpica na barra e tem pernas abertas em
Pais devem tomar cuidado com o que dizem aos filhos em situações de vitória ou derrota
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Em tempos de Jogos Olímpicos, e com o sucesso da menina Rayssa Leal, de apenas 13 anos, agora medalhista olímpica no skate street, vale uma reflexão sobre como lidar com o sucesso e também com o fracasso dos filhos. Nem sempre eles ganham o jogo e nem sempre serão vencedores.

Neste vídeo, feito pela Phitters, produtora audiovisual da Canguru News, a psicanalista Elisabeth Wajnryt aborda o tema do elogio construtivo e usa exatamente o esporte para explicar aos pais, passo a passo, como as falas materna ou paterna influenciam o comportamento na infância e trazem consequências futuras no desenvolvimento. As palavras têm efeito, e muito.

Imagine que seu filho disputou um torneio esportivo e tirou o primeiro lugar. Ou, num cenário mais pessimista, foi desclassificado do jogo. E você? O que dirá à criança, em cada uma dessas circunstâncias? Assista ao vídeo para entender as reflexões propostas pela psicanalista, com base nos estudos da Dra. Carol Dweck, PHD Stanford, psicóloga internacionalmente reconhecida e autora do livro “Mindset: a nova psicologia do sucesso”. Para Dweck, a forma como nossos filhos vão se perceber influenciará a forma como irão lidar com os desafios.


Leia também: Como lidar com o fracasso do filho


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui