6 dúvidas comuns sobre o uso de aparelho em crianças

Especialistas falam sobre a idade adequada para uso do aparelho, sinais que podem indicar a necessidade de correção da mordida e os tipos de aparelhos infantis

6972
6 dúvidas comuns sobre o uso de aparelhos ortodônticos em crianças; imagem mostra boca de menina e aparelho móvel rosa em acrílico
Mordida cruzada e dificuldade em mastigar são alguns dos sinais que podem indicar a necessidade de usar aparelho
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Muitos pais têm dúvidas quanto ao uso de aparelho ortodôntico em crianças, principalmente, em relação à idade recomendada para o início do tratamento. Se antigamente dizia-se que era preciso aguardar o crescimento de meninas e meninos, hoje a orientação mudou, sendo a correção realizada durante o período de crescimento.

“Um recém-nascido, por exemplo, já pode ser avaliado quanto à presença de assimetrias craniofaciais que podem levar à alteração da mordida. Essas alterações podem estar presentes nos rodetes gengivais (cavidade oral onde sairão os dentes), que já poderão apresentar assimetrias, ou na incompatibilidade entre o tamanho da maxila e da mandíbula. A maxila é como a tampa de uma caixa que deve ser um pouco maior para conter a mandíbula”, explica Renata Orsi, presidente da Câmara Técnica de Ortopedia Funcional dos Maxilares do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP).

A odontopediatra e ortodentista Simone Cesar afirma que para avaliar a idade correta de realizar determinados usos de aparelho podem ser solicitadas radiografias de mão e punho. “Mas muito antes de a criança chegar à curva de crescimento (que acompanha o crescimento e estado nutricional da criança) ascendente já é possível iniciar o tratamento ortodôntico para outras correções”, relata Simone. A seguir, as especialistas explicam quais sinais podem indicar a necessidade de uso de aparelho ortodôntico em crianças, e falam sobre duração do tratamento, tipos de aparelho e se eles podem trazer desconfortos. Confira.


Leia também: Criança com dente no céu da boca: saiba qual a causa e como tratar


1. Qual a importância do uso de aparelho em crianças?

O uso de aparelho em crianças permite induzir o correto desenvolvimento ósseo e das arcadas dentárias, evitando problemas futuros como dificuldade para mastigar ou articular as palavras, dores de cabeça frequentes, questões respiratórias e de autoestima. Além disso, na infância ou mesmo da adolescência os dentes e a ossatura da criança ainda não estão totalmente ‘’firmes’’, o que facilita mexer nessas estruturas para corrigi-las. Renata afirma que é de extrema importância a criança usar o aparelho ortopédico assim que diagnosticada a má oclusão (mordida) em casos de mordidas abertas; mordidas cruzadas anteriores, overjet (quando a mandíbula está para trás e a maxila para frente); ou queixo pequeno, entre outros problemas.

2. Quais sinais indicam necessidade de uso de aparelho?

  • Mordida cruzada, quando parte da arcada superior encaixa dentro da arcada inferior, sendo que o correto é que os dentes de cima encaixem por fora dos dentes de baixo;
  • Dificuldade para mastigar;
  • Dentes superiores para a frente, problema conhecido como “dentes acavalados” ou “dentuço”;
  • Dentes sobrepostos ou apinhados;
  • Mordida aberta, quando a criança tem alterações na mordida devido ao uso de chupeta ou dedo na boca;
  • Falta de espaço para os dentes permanentes nascerem;
  • Postura inadequada da língua, quando ela fica para fora, por exemplo, durante a pronúncia de algumas letras como o “s”.
  • Espaço exagerado entre um dente e outro;
  • Perda precoce ou retenção prolongada dos dentes de leite.

Entre as causas que levam a problemas ortodônticos, Renata cita a falta de aleitamento materno; o uso de chupetas ou mamadeiras por períodos prolongados; a sucção de dedos; e pouca mastigação ou alimentação pastosa; mastigação unilateral predominante; e respiração bucal são alguns exemplos que podem causar alteração da oclusão.

3. Qual a idade indicada para início do tratamento?

Segundo a odontóloga do Crosp, desde o nascimento do bebê já se pode avaliar a existência de algum problema de oclusão (na mordida) e o tratamento pode começar aos três anos e meio e terminar aos seis anos, antes da erupção dos dentes permanentes. “A correção da oclusão pode ter início com massagem digital em bebês ou por ajuste quando já há a dentição decídua (dentes de leite) completa. Esse ajuste pode ser por um pequeno desgaste em pontos específicos ou por acréscimo, com as chamadas pistas diretas planas, em que é feito o uso de resinas para a correção da posição da mandíbula e reestabelecimento da mastigação fisiológica”, esclarece Renata. Já o uso de aparelhos funcionais para crianças, está indicado a partir dos três anos e meio a quatro anos de idade, em caso de alteração da mordida, complementa a odontóloga.

4. Quanto tempo dura o tratamento?

O tempo de tratamento é relativo ao prognóstico de cada caso. “Pode variar de semanas até três anos. Mas, com resultados mais rápidos e duradouros porque, quando vierem os dentes permanentes, os arcos dentários, as bases ósseas estarão compatíveis, com função e forma adequadas que proporcionarão um belo sorriso”, diz a especialista do Crosp.

5. Qual o tipo de aparelho mais comuns usados em crianças?

A depender do problema, a criança pode usar um aparelho móvel, fixo ou invisível, com o intuito de modificar a postura da mandíbula para a correção da mordida. “Os móveis ou removíveis são usados durante a fase crescimento da criança, dos 6 aos 12 anos. São indicados para corrigir problemas de mordida e de alinhamento dental e podem ser de contenção, invisível, funcional ou extrabucal e têm como objetivo manter ou ampliar os espaços naturais entre os dentes, permitindo que os permanentes nasçam na posição adequada, evitando assim problemas futuros”, aponta a odontopediatra Simone. Há vários tipos de modelos de aparelhos móveis, sendo cada um deles indicado de acordo com o problema que se deseja corrigir. No geral, esse aparelho é feito com uma placa de resina acrílica e alguns fios de aço que se encaixam entre os dentes da criança (tanto os de leite como os permanentes), direcionando o desenvolvimento dos ossos dos maxilares e também dos dentes. Às vezes, a depender do problema, a criança precisa usar o aparelho fixo depois do móvel, para complementar o tratamento.

O aparelho fixo é indicado para quando dentição da criança já é permanente, a partir dos 12 anos, e serve para realinhar os dentes e a mordida, por questões estéticas ou de saúde. O aparelho invisível ou alinhador transparente tem mesma função do fixo, porém, é mais moderno, produzido por meio de softwares sob medida, de acordo com a arcada dentária de cada paciente. “Esse é um aparelho mais completo porque ele é feito com tecnologia 3D, através do escaneamento na boca, e é o que há de mais avançado no momento”, esclarece Simone.

6. Há desconfortos durante o tratamento?

De acordo com a odontóloga do Crosp, há uma grande variedade de aparelhos ortopédicos funcionais que são passivos na boca e não causam dor, além de serem de fácil adaptação e adesão pelas crianças. “Ainda assim, os relatos mais frequentes são de aumento de salivação e adaptação para a fala nos primeiros dias de uso”, diz Renata.


Leia também: Os desafios de escovar bem os dentes das crianças


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

1 COMENTÁRIO

  1. Meu filho usava o aparelho do ceu da boca mais a partir inferior veio sem o arco a dentista dele falou que tava tudo certo mais ele ja Tim usado outro a um mês atrás so que ele perdeu e quando fez outro veio sem o arco e normal?

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui