Planejei para este post a construção de um foguete de bexiga. Por meio dessa brincadeira, a intenção é que os pais possam conversar com os filhos sobre o princípio do algoritmo – e ainda, usar como pano de fundo a história de quatro estrelas além do tempo: Dorothy Vaughan, Katherine Jonshon, Mary Jackson e Christine Darden. Parece confusa essa mistura? Nem tanto. Explico abaixo o porquê.
Eu acredito, assim como o filósofo Edgar Morin, que o conhecimento deva estar contextualizado com o hoje, com o agora e ser capaz de religar a razão, os sentimentos, o corpo e a alma humana. Os últimos acontecimentos nos Estados Unidos e o prelúdio de onda de violência entre grupos polarizados no Brasil levaram-me a pensar em uma proposta de atividade que envolvesse tolerância, conhecimento e compaixão direcionados para um dos grupos sociais mais vulneráveis no mundo contemporâneo: as mulheres negras.
Sempre pensamos em computadores como máquinas. No entanto, em 1940 os computadores da Naca, a predecessora da Nasa, eram pessoas como essas quatro cientistas afrodescentes. Dorothy, Katherine, Mary e Christine foram grandes matemáticas que trabalharam na Naca nos anos 40 e 60 enfrentando as leis de segregação racial e o sexismo para serem ouvidas.
O trabalho dessas mulheres negras ajudou a derrotar o nazismo na Segunda Guerra Mundial e possibilitou ao ser humano pisar pela primeira vez na Lua. As mini biografias e o mini glossário no fim deste texto explicam, de forma lúdica, como Dorothy, Katherine, Mary e Christine venceram o machismo e o racismo para ajudar, por meio do exemplo e da Ciência, o mundo a ser um lugar no qual a vida de todos, todas, cada um e cada uma importa.
O que seus filhos irão aprender (ou reaprender) juntos:
– O princípio do algoritmo: uma lista ordenada de tarefas a serem executadas durante um tempo determinado para resolver um problema.
O que vocês podem descobrir juntos
– Descobrir que computar significa contar e tem tudo a ver com matemática.
– Descobrir que os primeiros computadores eram pessoas que adoravam matemáticas e calculavam muito bem.
Dicas antes de começar a brincadeira:
- Obs.: Essa brincadeira precisa de pelo menos duas pessoas para ser preparada. Caso você tenha mais de um filho, prepare um foguete para cada um. Veja o vídeo para entender melhor a proposta: https://www.youtube.com/watch?v=Ns-b2LQF24Y
Dicas para apresentar a brincadeira
- Inicie a brincadeira mostrando as minibiografias de Dorothy Vaughan, Katherine Jonshon, Mary Jackson e Christine Darden que trabalhavam na Naca, a antiga Nasa, entre os anos 40 e 60. Depois anuncie que vocês vão fazer uma brincadeira com um foguete de bexiga para entender melhor como essas cientistas ajudavam os engenheiros a construir os foguetes que iriam para o Espaço.
Para papais e mamães 100% analógicos
Se preferir imprima as imagens com as fotos e breve descrição das matemáticas e explique oralmente a história delas.
O céu é o limite!
Entregue para as crianças o passo a passo para construir o foguete de bexiga:
- Reúna os seguintes materiais:
- Uma bexiga
- Duas cadeiras com a mesma altura
- Um canudo
- Fita crepe (um ou dois pedaços)
- Um pedaço de barbante com comprimento mínimo de um metro
- Coloque o barbante dentro de cada canudo.
- Amarre o barbante com o canudo na parte mais alta do encosto da cadeira
- Encha a bexiga e segure na ponta sem soltar o ar (uma pessoa por bexiga)
- Peça para alguém colar a parte superior da bexiga no canudo com o pedaço de fita crepe
- Solte a bexiga e veja o foguete decolar!
Conversando sobre foguetes, algoritmos e matemática
- Depois que eles conseguirem montar o foguete pergunte como eles conseguiram fazer essa brincadeira.
- Deixe-os perceber que eles seguiram um passo a passo
- Explique que esse passo a passo resolveu um problema: o problema de como fazer um foguete de bexiga.
- Diga que o nome dado a uma lista de tarefas ou procedimentos a serem seguidos par resolver problemas recebe o nome de algoritmo. Os algoritmos foram muito usados pelos matemáticos desde a antiguidade. Com a chegada dos computadores, os programadores começaram a usar algoritmos para que as máquinas computacionais executem tarefas como, por exemplo, encontrar o seu game predileto no tablet.
- Conte que as matemáticas da Naca pensavam e calculavam os algoritmos para que os engenheiros pudessem construir as espaçonaves que deram a volta pela terra ou chegaram à lua.
- Explique que a palavra computar, significa contar, calcular. Como as matemáticas da Naca contavam ou computavam muito bem, elas eram chamadas de computadores, mesmo antes da primeira máquina de computar ou computador ter sido comprada pelo governo americano.
Dica para os papais e mamães descansarem depois da brincadeira:
A história de Dorothy Vaughan, Katherine Johnson e Mary Jackson foi transformada em um filme intitulado “Estrelas Além do Tempo” ou “Hiden Figures”. Apesar de ter algumas liberdades poéticas históricas, a película retrata muito bem essas personagens. Leve, divertido e emocionante, esse filme pode ser uma excelente opção para a quarentena. Mas o ideal é assistir ao filmes depois que os pequenos dormirem, pois o vídeo é um pouco longo para eles.
Imagens deste post retiradas de:
Hidden Figures: https://shop.rmg.co.uk/products/hidden-figures-1
Dorothy Vaughan: https://osielnciodahistoriafeminina.wordpress.com/2019/01/19/dorothy-vaughan/.
Mary Jackson: https://storymaps.arcgis.com/stories/a59738dcc8404d0bb2a9b8e78a21f5b4
Katherine Johnson: https://www.natgeo.pt/ciencia/2020/03/recordar-katherine-johnson-notavel-matematica-da-nasa
Crianças vestidas de Estrelas além do tempo: https://www.hollywoodreporter.com/news/girls-dress-up-as-hidden-figures-characters-school-project-971115
Christine Darden: https://www.nasa.gov/image-feature/christine-darden-from-human-computer-to-engineer
Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter. É grátis!