6 brincadeiras de antigamente que podem ser feitas em espaços pequenos

    1780
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais

    Que criança não gosta de brincar? Cada uma do seu jeito, elas se divertem sem precisar de muita coisa, dando asas à imaginação. Para fortalecer o vínculo e ampliar o repertório, vale também ensinar brincadeiras e jogos da infância – mas tem que brincar junto com as crianças! Não sabe o que propor? Veja abaixo uma lista de opções apropriadas para espaços fechados – com a instabilidade do tempo, é bom ter opções nas horas de chuva.

    – Para escolher o condutor ou quem começa – Hop!

    A partir de 6 anos
    3 jogadores ou mais

    Nesse jogo, que tem o mesmo princípio do que conhecemos como Dois ou Um, as crianças empilham suas mãos. Enquanto cantam “1, 2, 3, hop!”, a mão que está em baixo vai passando para o topo. Quando chegarem à palavra hop, todos retiram a mão da pilha e colocam sobre o joelho virada para cima ou para baixo. A mão que estiver diferente das outras ganha e começa a próxima brincadeira.

    – Os animais

    A partir de 3 anos
    4 jogadores ou mais

    Nesta brincadeira, um adulto comanda as crianças para que elas imitem animais como eles disserem, por exemplo “O sapo pula”, “O porco ronca”, “O gato mia”. Todas as crianças na roda devem obedecer até que o condutor indique um novo animal.

    – Água, Terra e Ar

    A partir de 5 anos
    3 jogadores ou mais

    As crianças terão que desenhar uma linha no chão ou usar os limites dos ladrilhos para brincar. Um dos jogadores é escolhido para conduzir e fica de um lado da linha, enquanto os outros ficam do outro lado. Quando ouvirem do condutor a palavra água, as crianças atrás da linha devem saltar com os pés juntos para o outro lado; ouvindo a palavra ar, a regra é saltar no lugar onde estão e, na palavra terra, devem voltar à posição inicial. A diversão está na falta de ordem e na rapidez com que o condutor diz as palavras.

    – O Mercado

    A partir de 5 anos
    3 jogadores ou mais

    Um adulto deverá demarcar uma área circular no chão, pode ser com giz ou com barbante colado com fita adesiva. Dentro desse círculo, serão colocados objetos pequenos encontrados em casa mesmo, como chaves, potes, bolas de gude, lápis etc para representar um mercado. Uma das crianças é escolhida como vendedor do mercado e deve ficar no centro do círculo, cuidando para que os outros, os ladrões, não levem as mercadorias. Para impedi-los, basta tocá-los antes que eles saiam do círculo.

    – Bilboquê

    A partir dos 5 anos
    1 jogador

    Um brinquedo muito comum na infância dos pais pode ser muito divertido para os pequenos brincarem sozinhos ou com os amigos. E o melhor: fácil de fazer. Você vai precisar de um copo plástico com um buraquinho no meio ou a parte de cima de uma garrafa PET com um buraquinho na tampa, um pedaço de barbante e uma bolinha de borracha. Pode colocar um bastão na boca também para facilitar o manejo. O objetivo do jogo é conseguir jogar a bolinha dentro do cone.

    – Jogo do Contrário

    A partir de 6 anos
    3 jogadores ou mais

    Nessa brincadeira, uma criança é escolhida para conduzir os colegas. O que ela disser deverá ser feito ao contrário. Por exemplo, se o condutor diz “abaixa a mão esquerda”, os jogadores devem levantar a mão esquerda e vice-versa. A diversão acontece quando o condutor mesmo faz a ação que ele manda e os outros imitam, sem se lembrar que devem fazer o contrário.

    Por Daniele Franco
    Fonte:
    O Grande Livro dos Jogos – Editora Leitura

    DEIXE UM COMENTÁRIO

    Por favor, deixe seu comentário
    Seu nome aqui