3 habilidades para formar uma geração melhor preparada para os desafios da vida

Escola e família devem promover a educação socioemocional com as crianças, diz pedagogo

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Menina e menino batem palma da mão em espaço verde ao ar livre
Praticar a empatia implica em saber respeitar os sentimentos dos outros
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A infância é o período ideal para ensinar valores como empatia, resiliência e autocontrole, habilidades socioemocionais que ajudam a preparar as crianças para um futuro saudável e equilibrado. “Quando ensinamos uma criança a entender os sentimentos dos outros, a se adaptar a situações difíceis e a controlar suas emoções, estamos preparando-a para ser mais equilibrada e capaz de lidar com os desafios da vida”, explica o pedagogo David Santos.

De acordo com a American Psychological Association (APA), crianças que desenvolvem a empatia são mais propensas a formar laços de amizade saudáveis e a adquirir recursos de resolução de conflitos. “Promover a empatia desde cedo permite que as crianças compreendam a importância de respeitar os sentimentos dos outros. Elas aprendem a dividir, a se comunicar de forma respeitosa e a desenvolver amizades mais saudáveis”, destaca David.

A resiliência, habilidade de lidar com adversidades e superá-las de forma positiva, também é importante para que as crianças saibam lidar com frustrações, dificuldades e mudanças, situações que se repetirão diversas vezes ao longo da vida.

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“As crianças precisam aprender a lidar com a frustração e a se reerguer diante dos obstáculos. Ao ensinar a resiliência, estamos ajudando as crianças a se tornarem adultos mais fortes e confiantes no futuro”, afirma o pedagogo.

Ainda o autocontrole, ou a capacidade de gerenciar emoções, é outro aspecto crucial para o desenvolvimento de uma criança emocionalmente equilibrada. Aprender a controlar suas reações diante de situações de estresse ou frustração, faz com que a criança seja mais bem-sucedida em suas interações sociais e na resolução de conflitos.

“Ensinar o autocontrole significa ensinar a criança a dar uma pausa antes de reagir impulsivamente, ajudando-a a tomar decisões mais sensatas e a se comunicar de forma mais assertiva. Isso é essencial para o desenvolvimento emocional”, explica David.

Papel da escola e dos pais no desenvolvimento de habilidades nas crianças

Para David, tanto a escola, quanto os pais, têm um papel fundamental na educação socioemocional: “a escola é um ambiente em que as crianças interagem com outras em diferentes contextos e, por isso, é o lugar ideal para desenvolver essas habilidades. Em casa, os pais devem reforçar os valores aprendidos na escola, oferecendo um espaço de diálogo e compreensão emocional”.

Pesquisas como a da Collaborative for Academic, Social, and Emotional Learning (CASEL) afirmam que programas educacionais focados no desenvolvimento de habilidades socioemocionais aumentam significativamente a capacidade dos estudantes em se relacionar com os outros e na sua habilidade de lidar com emoções, contribuindo para um desempenho escolar mais positivo e uma vida social mais saudável.

“As habilidades socioemocionais são tão importantes quanto o aprendizado acadêmico. Elas são a base para a construção de uma sociedade mais empática, resiliente e equilibrada, com indivíduos mais preparados para enfrentar os desafios da vida”, conclui David.

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