12 mitos e verdades sobre cáries em crianças

Consumo de alimentos ricos em açúcar, uso de aparelho, dentes sensíveis... Ortodontista esclarece fatos e boatos relacionados a essa doença

225
Dentista examina boca de menina negra
Consultas regulares ao dentista são importantes para prevenir as cáries
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Desde que os primeiros dentes começam a nascer, as crianças estão expostas ao aparecimento das cáries. Causadas por bactérias que vivem na boca e utilizam o açúcar da alimentação para produzir ácidos que destroem os dentes, as cáries podem causar muita dor a depender do estágio em que a infecção se encontra.

Segundo dados da Associação Internacional de Odontopediatria (IAPD), a doença atinge mais de 600 milhões de crianças em idade pré-escolar (4 e 5 anos anos) em todo o mundo. E embora seja possível preveni-la, muitas vezes os pais ficam confusos quanto aos cuidados com a saúde bucal das crianças. A seguir, a ortodontista Diana Fernandes esclarece as principais dúvidas sobre o assunto e dá dicas para preveni-las.

1. O açúcar é o grande vilão dos dentes.

Verdade. Os doces, principalmente os pegajosos, aliados a uma técnica de escovação precária, aceleram o processo de início das cáries. Vale ressaltar que, para que a cárie aconteça, são necessários quatro fatores: uma dieta rica em açúcar; o tempo que aquele alimento fica no dente; as bactérias que temos na boca; e o biofilme dental (película formada por uma mistura de bactérias e restos alimentares).

Dica: se a criança consome alimentos ricos em açúcar, mas escova os dentes bem após cada refeição, ela elimina o risco de ter cáries.

2. Crianças têm mais cárie do que adultos.

Verdade. As crianças consomem mais alimentos e com mais frequência. Além disso, os dentes infantis têm uma estrutura menor, permitindo que as cáries avancem muito mais rápido do que nos adultos.

Dica: O uso do flúor influencia positivamente, pois ele é um forte aliado na formação da estrutura do esmalte dental, deixando-o mais resistente às cáries.

LEIA TAMBÉM:

3. Toda cárie provoca dor.

Verdade. E causa muita dor, se a cárie estiver próxima à polpa dentária no interior do dente, podendo até levar à necessidade de ir ao pronto-socorro.

Dica: Normalmente, a cárie em estágio avançado começa a doer ao comer alimentos doces, frios e quentes, indicando que algo ali não está indo bem.

4. Crianças que usam aparelho podem ter mais cáries.

Verdade. O aparelho fixo dificulta muito a higienização, tornando a tarefa de passar o fio dental um exercício de paciência.

Dica: Existem fios dentais especiais para quem usa aparelho, que facilitam a passagem entre os braquetes e fios.

5. Uma vez tratada, a cárie não surge mais.

Mito. Enquanto houver dente natural, pode ter cárie sim!

6. Bolachas e salgadinhos aumentam as chances de cárie.

Verdade. Alimentos pegajosos e ricos em açúcares e carboidratos tendem a aumentar o risco de cáries.

7. Dentes sensíveis geralmente estão com cárie.

Verdade. A cárie em estado avançado pode causar esse tipo de sensibilidade a alimentos doces, frios e quentes. Contudo, é importante lembrar que nem toda sensibilidade vem da cárie, ela pode vir de outras situações, como defeitos no esmalte dentário causado por trauma de escovação, trauma na mastigação ou dentes tortos e desalinhados.

8. Escovar bem os dentes é a melhor forma de evitar cárie.

Verdade. A melhor forma de prevenção é uma boa escovação e o uso do fio dental. Também é importante manter uma alimentação saudável e a regularidade nas consultas ao dentista para reduzir as chances da doença.

9. Cáries são transmissíveis pelo beijo.

Mito. A cárie não é uma doença transmissível.

10. Cáries podem dificultar a mastigação.

Verdade. Um dente com cárie pode doer, quebrar e até mesmo ter que ser extraído. E, nesse caso, a extração pode provocar um desequilíbrio na mastigação e até mesmo causar dores de cabeça por conta da falta de um dente, já que o paciente vai mastigar mais de um lado do que do outro.

11. Beber água ajuda a prevenir cáries.

Verdade. Água é sempre bem-vinda para todo o nosso corpo e o seu consumo aumenta o fluxo salivar, que é uma proteção natural dos dentes.

12. Antibióticos causam cáries.

Mito. Antibióticos não causam cáries. O que pode acontecer é que alguns tipos de medicamentos possuem açúcar em sua composição, ou outro ingrediente que pode aderir à estrutura dos dentes. Se a boca não for bem higienizada, esses ingredientes podem deixar restos no biofilme ou gerar placa bacteriana.

Dica: Alguns medicamentos podem alterar o pH da saliva. Uma saliva saudável deve ficar entre 6.8 e 7.2, ou seja, básica (ou alcalina). Quando alterada para ácida, ela pode deixar o dente mais suscetível para as cáries.

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News, sempre no último sábado do mês, no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui