Ziraldo faz 91 anos: reveja 4 obras divertidas do autor

Em homenagem ao aniversário desse consagrado escritor, neste 24 de outubro, a BibliON, biblioteca digital gratuita de São Paulo destaca alguns de seus livros mais famosos

157
Ziraldo, autor do menino maluquinho, faz aniversário no mesmo dia que seu personagem surgiu – 23 de outubro
Conhecido mundialmente, Ziraldo tem mais de 130 livros, traduzidos para diversos idiomas
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

O autor da conhecida obra Menino Maluquinho, Ziraldo Alves Pinto celebra 91 anos de idade nesta terça-feira, 24 de outubro. Talentoso cartunista, pintor, escritor, dramaturgo, poeta, cronista, apresentador e jornalista, Ziraldo ganhou reconhecimento pelas obras com personagens cativantes, versos envolventes e histórias que transcendem gerações.

Ao longo de sua carreira, ele acumulou um catálogo de mais de 130 livros publicados, muitos deles traduzidos para uma variedade de idiomas, sem falar das criações divulgadas em inúmeras revistas em diferentes países.

Para celebrar o seu aniversário, a BibliON, biblioteca digital gratuita de São Paulo, destaca quatro obras desse autor, que continua a encantar e inspirar pessoas de todas as idades com sua criatividade e talento inigualáveis. Confira:

O menino da Terra

O menino da Terra é o terceiro livro da série Os Meninos dos Planetas, que se iniciou com O Menino da Lua. Ziraldo completou-a em 2018, quando escreveu e ilustrou a história do Menino de Plutão, completando um total de dez livros. São escritas em prosa – como esta – e outras com métrica e rimas. E esta é a história de Nan: para poupá-lo da iminente destruição da Terra, o pai do menino dá a ele uma nave espacial com os suprimentos necessários para uma longa viagem pelo espaço. Ao voltar para a Terra, depois de brincar de esconde-esconde entre asteroides e correr atrás de cometas, o menino se depara com uma triste realidade.

O Livro do Não

Vamos combinar uma coisa: é muito legal ter liberdade, poder fazer o que você gosta, poder dizer aquilo que pensa. Mas tem hora que o pessoal exagera. Tem hora que alguém precisa dar uma cutucada no outro e dizer “não”. O Menino Maluquinho, que sabe das coisas, dedica este livro a todos os que não têm medo nem de dizer nem de ouvir “não”.

LEIA TAMBÉM

Flicts

Tudo tem cor. O mundo é feito de cores, mas nenhuma é Flicts. Uma cor rara, frágil, triste, que procurou em vão um amigo entre outras cores, que não encontrou um lugar para ficar. Abandonada, Flicts olhou para longe, para o alto, e subiu, para finalmente encontrar-se. Para comemorar os 50 anos de Flicts, é lançada esta edição comemorativa, fac-similar à primeira edição, acompanhada de comentários de grandes amigos de Ziraldo e importantes nomes da literatura e da arte brasileira, como Rachel de Queiroz, Millôr Fernandes e o primeiro editor do livro, Fernando de Castro Ferro. A crônica escrita por Carlos Drummond de Andrade no dia do lançamento do livro está na íntegra nas páginas iniciais da obra, trazendo a opinião do poeta sobre essa obra-prima de Ziraldo.

O Planeta Lilás

Era um bichinho tão pequenino, que não podia ser visto nem com uma lente de aumento. Ele queria conhecer algo mais além de seu monótono Planeta Lilás. Construiu então uma nave espacial, e saiu numa aventura cheia de surpresas e descobertas. Acabou descobrindo que, na ânsia de desvendar o Universo, saiu sem olhar para trás, sem saber como era o lugar onde vivia. Este é um poema de amor ao livro e mostra que este objeto é maior do que o Universo, pois este cabe inteirinho dentro de suas páginas. “A curiosidade que impulsiona a aventura, a ideia que ilumina o caminho, a descoberta de algo novo e o desejo de compartilhar aquilo que se descobriu. Esse seria um resumo sintético de O PLANETA LILÁS, ou de seu autor? Impossível definir o limite entre criador e criatura, quando ambos se misturam em um mesmo espaço sideral chamado Poesia. A alma da palavra revelada não pelo seu som, mas por seus contornos e espaços em branco, convida para um mergulho, uma viagem iniciada na letra “a”. Ziraldo, na verdade, faz aqui uma declaração de amor ao livro e à matéria de que ele é feito.” – Guto Lin

Como acessar online as obras de Ziraldo

Os livros podem ser acessados de forma gratuita no site www.biblion.org.br e no aplicativo BibliON, disponível no Google Play e na Apple Store , após um breve cadastro. O usuário pode fazer empréstimos de até duas obras simultâneas, por 15 dias. A BibliON permite, ainda, ações como organizar listas, adicionar favoritos, compartilhar um livro como dica de leitura nas redes sociais, fazer reservas, ver histórico e sugerir novas aquisições. Por meio de princípios de gamificação, os associados conseguem acompanhar as estatísticas do tempo dedicado à leitura e participar de desafios. 

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui