Viagens de carro: brincadeiras para fazer durante o trajeto

Viagens longas podem ser cansativas e estressantes para as crianças. Veja atividades para distraí-las enquanto o destino não chega

376
Pai, mãe e filho sorrindo e se divertindo dentro de um carro
Brincadeiras para viagens de carro com a criançada
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Viajar com crianças de carro pode ser uma missão e tanto! Não raro, elas ficam ansiosas para chegar ao destino final e querem saber a cada cinco minutos se já estamos chegando. Até um simples trajeto às vezes acaba sendo motivo para que usem as telas, mas há outras maneiras de se distrair ao longo da viagem. Veja a seguir dicas de brincadeiras para serem feitas no carro – no restaurante, na sala de espera do médico e em muitos outros lugares, indicadas pela especialista no uso de telas, Mariana Fraga, em post no Instagram.

Comente sobre o que estão vendo

É importante que os pais estimulem a criatividade nos pequenos através de diversos estímulos sensoriais, sendo um deles, a visão. Por isso, é sempre válido que conversem e comentem com os pequenos sobre o que estão vendo no horizonte, sobre como está o céu, o clima, o trânsito. 

A adivinhação também pode ser um recurso interessante para cativar a atenção da criançada. Tentem prever qual a cor do próximo carro ou qual o tipo de veículo –  carro, moto ou caminhão? Estimule a observação!

Eu vejo…

Não espere seu filho dar o pontapé inicial, comece você mesmo! Inicie dizendo: com meus olhinhos eu vejo algo amarelo”. Dessa maneira, o pequeno deve identificar algo em seu campo de visão com as características que você descreveu. Para que fique cada vez mais interessante, vocês podem ir complicando a situação, sendo mais específicos, como: “eu vejo um trator amarelo”. O ideal é que os participantes da brincadeira sigam alternando, até que a viagem acabe em um piscar de olhos. 

A palavra é…

Comece dizendo uma palavra qualquer e a criança deve falar uma palavra relacionada. Por exemplo: Coração> Vermelho> Flor> Margarida> Pato Donald> Mickey> Rato> Queijo. A brincadeira segue assim, até que um dos participantes não consiga encontrar uma palavra relacionada. Dá-lhe raciocínio lógico hein? E não se esqueça, nada de palavras repetidas!

Continue a história

Quem não adora uma história? Melhor ainda é quando podemos inventá-la da nossa própria maneira! Nessa divertida brincadeira alguém começa uma história e o próximo dá continuidade, assim sucessivamente. Por exemplo: 

  • Era uma vez um limoeiro…
  • … que ficava em frente à casa de madeira…
  • … e nessa casa morava uma família…
  • … que adorava colher limões para…

Fui à feira

Que tal trabalhar um pouco a memória? Esse é um ótimo desafio para ver quem está mais afiado, você ou seu filho! Comece: 

  • Fui à feira e comprei uma penca de bananas.

O próximo:

  • Fui à feira e comprei uma penca de bananas e uma melancia.

O outro:

  • Fui à feira e comprei uma penca de bananas, uma melancia e um abacaxi…

E por aí vai! O intuito é que a brincadeira acabe quando todos os participantes já não lembrem mais da frase inteira. 

Uma dica: quanto mais treinarem, mais divertida ela fica!

No banheiro tem…

A ideia é trabalhar o raciocínio rápido e a associação. Falem coisas que pertencem a um determinado ambiente, por exemplo: no banheiro tem. 

  • Chuveiro
  • Escova de dente
  • Toalha
  • Espelho
  • Tapete
  • Sabonete
  • Perfume

Assim a brincadeira segue até que as opções se esgotem e vocês não consigam lembrar de mais nada. Lembre-se sempre de variar os ambientes e escolher alternativas mais complicadas.

Qual é a música?

Comece a cantarolar discretamente uma música, mas sem falar. As outras pessoas presentes no carro devem adivinhar a qual som você se refere. Quem acertar ganha o direito de cantar a próxima. É uma espécie de karaokê, porém mais desafiador e ainda mais divertido. 


LEIA TAMBÉM


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui