Artigos
Pandemia de coronavírus pode atrapalhar campanhas de vacinação contra sarampo

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertam que mais de 117 milhões de crianças no mundo todo correm o risco de perder a vacinação contra o sarampo por conta do isolamento social recomendado para combater a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.
As duas agências divulgaram comunicado informando que a vacinação contra o sarampo está atrasada em 24 países e que outros 13 devem interromper a campanha de imunização. O alerta é feito em parceria com a Iniciativa contra Sarampo e Rubéola (M&RI), que já atuou para ajudar a vacinar 2,9 bilhões de crianças desde sua fundação em 2001.
Leia também – Pesquisa associa vacina BCG, dada em recém-nascidos, a menos mortes por coronavírus
As agências ressaltam a importância de garantir a imunização dos pequenos e pedem aos líderes internacionais que intensifiquem os esforços para que isso aconteça. O comunicado destaca o heroísmo dos profissionais de saúde e a necessidade de maiores investimentos na área, além de apontar o papel de pais e responsáveis na vacinação das crianças.
A vacina contra o sarampo existe há mais de 50 anos – mas, em 2018, a doença matou mais de 140 mil, sendo a maioria bebês e crianças. Os menores de um ano têm mais chances de sofrer com as complicações da doença.
Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter.
Heloisa Scognamiglio
Jornalista formada pela Unesp. Foi trainee do jornal O Estado de S. Paulo e colaboradora em jornalismo da TV Unesp. Na faculdade, atuou como repórter e editora de internacional no site Webjornal Unesp e como repórter do Jornal Comunitário Voz do Nicéia. Também fez parte da Jornal Jr., empresa júnior de comunicação, e teve experiências como redatora e como assessora de comunicação e imprensa.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Apenas 1 em cada 20 crianças e adolescentes cumprem estas três recomendações fundamentais para o desenvolvimento
Metanálise global com mais de 387 mil jovens revela que a maioria não segue orientações consideradas essenciais para obter melhores...
Você sabe o que são os 9 minutos “mágicos”?
Teoria baseada em estudos de neurociência viralizou na internet. Para especialista, faz sentido e funciona, mas está longe de ser...
Seu jeito influencia o jeito que seu filho aprende
Sempre imaginei que incentivo, afeto e boas oportunidades fossem o trio principal. Mas, lendo um estudo publicado no Journal of...
Invisibilidade, não: OMS publica diretrizes inéditas sobre infertilidade e isso muda tudo
Em documento histórico com 40 recomendações, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica a infertilidade como prioridade de saúde, pede...






