Vacinação contra gripe é antecipada, mas bebês, mães e gestantes serão vacinados somente em maio

90
vacinação contra gripe
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

A Campanha Nacional de Vacinação contra gripe deste ano, que estava prevista para começar na segunda quinzena de abril, foi antecipada e terá início no dia 23 de março em todo o país. O Ministério da Saúde anunciou que idosos e profissionais da saúde serão vacinados na primeira fase, mas crianças de até seis anos, mulheres até 45 dias após o parto e gestantes serão imunizados somente a partir de 9 de maio.

A mudança tem como objetivo proteger, principalmente, os idosos de quadros de doenças respiratórias mais comuns, e também evitar que eles circulem pela cidade no período esperado de provável circulação do novo coronavírus, também conhecido como síndrome respiratória Covid-19. Embora a vacina contra a gripe não tenha efeito contra esse novo vírus, a campanha pode ajudar os profissionais de saúde a diagnosticar o Covid-19 por eliminação, ao saber que o paciente já está imunizado contra a gripe, cujos alguns sintomas podem se parecer ao do novo coronavírus. Outro objetivo das alterações da campanha é evitar que o sistema de saúde fique sobrecarregado, pois, sem a vacina, haveria muito mais pessoas com sintomas gripais. 

Leia também: Novo coronavírus – entenda o que é e como se prevenir

A segunda fase da campanha de vacinação contra gripe começa no dia 16 de abril, quando serão vacinados professores e profissionais das forças de segurança e salvamento – também há previsão de incluir doentes crônicos já nessa fase. A partir de 9 de maio, serão imunizados crianças menores de seis meses e menores de seis anos, pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto e pessoas com deficiência. A campanha vai até o dia 23 de maio.

Leia também: Novo coronavírus: estado de alerta evita a propagação rápida do vírus

Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter.

Heloisa Scognamiglio
Jornalista formada pela Unesp. Foi trainee do jornal O Estado de S. Paulo e colaboradora em jornalismo da TV Unesp. Na faculdade, atuou como repórter e editora de internacional no site Webjornal Unesp e como repórter do Jornal Comunitário Voz do Nicéia. Também fez parte da Jornal Jr., empresa júnior de comunicação, e teve experiências como redatora e como assessora de comunicação e imprensa.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui