Por Diego Brito – Metro Jornal – 0 ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou ontem que as vacinas contra a covid-19 da Pfizer para criancas de 5 a 11 anos começam a desembarcar no Brasil na segunda quinzena de janeiro. “Assim que chegar, vão ser distribuídas, como já temos feito”, afirmou.
0 anúmcio ocorreu após um evento, em Brasilia, sobre o envio de 23 médicos de atenção primária para ajudar as vítimas das fortes chuvas na Bahia. Queiroga estava acompanhado da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, e do ministro da Cidadania, João Roma. Apesar da nova informação, o cronograma e as regras da campanha de vacinacão do público infantil só deverão ser divulgadas amanhã.
A Anvisa (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou a aplicação do imunizante em crianças no Brasil no dia 16 de dezembro. No entanto, a campanha ainda não teve início porque o Ministério da Saúde realizou uma consulta pública com a sociedade, que terminou no domingo.
Amanhã é justamente o último dia do prazo dado pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski para que a pasta federal divulgue detalhes sobre a campanha.
“Essa questão de vacinação infantil já está bem definida, de maneira clara e transparente. Pela primeira vez na história do Brasil há uma ampla discussão com a sociedade a cerca de um tema que é fundamental”, disse Queiroga, ao comentar a consulta pública.
0 ministro da Saúde não informou a quantidade de vacinas contratadas pelo governo federal. No entanto, ele afirmou que são “doses suficientes” para o público.
Do contra
0 presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), é publicamente contra a campanha e já falou que não vai autorizar a aplicação em sua filha Laura, de 11 anos.
Amanhã, o Ministro da Saúde deve divulgar que a vacina só será liberada para o público infantil com termo de autorizacão assinado pelos pais ou responsáveis. Outra regra da pasta federal deverá ser a solicitação de prescrição médica para a aplicação nas crianças.
LEIA TAMBÉM