Artigos
‘Trate de ser um pai presente antes que esse tal de tempo jogue na sua cara que ele passou’
Eu falo muito a frase: “Meu bebê cresceu” toda vez que olho para uma foto da minha filha mais velha (hoje com 12 anos) e percebo o quanto o tempo está voando, o quanto ela cresceu rapidamente.
E falo essa frase sem muito saudosismo, sem nenhum trauma – vamos dizer assim. Falo somente como uma percepção mesmo de que o tempo voa. E justamente por voar é que devemos estar atentos aos desafios e oportunidades que a jornada da paternidade nos proporciona.
Vivo hoje uma fase com as minhas filhas que eu não preciso mais “colocar a mão na massa” como quando elas eram menores. O trabalho com elas agora é muito mais de orientar, educar, estar presente e ao mesmo tempo dar espaço e, assim, ir guiando as duas para a vida.
LEIA TAMBÉM:
E poder ver esse ciclo acontecendo, se desabrochando bem na frente dos meus olhos é maravilhoso. Ser pai é ter a oportunidade de mostrar aos nossos filhos o mundo pela nossa janela, pelo nosso ponto de vista. E nós temos a chance de fazer isso todos os dias, basta conversar, observar e intervir quando necessário.
Mas para viver essa jornada com qualidade é preciso dedicação, esforço e empenho. Como praticamente tudo na vida. Tudo o que nos propormos a fazer com qualidade, irá demandar algo a mais de nós. E por que você acha que com a paternidade seria diferente? Óbvio que não.
Portanto, trate de arregaçar as mangas e fazer o que é esperado de você: ser um pai presente e participativo na vida dos seus filhos, antes que esse tal de tempo jogue na sua cara que ele passou e que agora é tarde demais.
*Este texto é de responsabilidade do colunista e não reflete, necessariamente, a opinião da Canguru News.
[mc4wp_form id=”26137″]
Fernando Dias
Fernando Dias é pai da Duda e da Gabi, e padrasto do João. Trabalha como administrador de empresas, palestrante, escritor e fundador do curso “Vou ser pai. E agora?”. Saiba mais sobre ele em @conexaopaterna e no site www.vouserpai.com.br
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Gripe K e H3N2: o que os pais precisam saber sobre a “nova gripe” que acendeu alerta no mundo
Variante do Influenza já tem primeiro caso identificado no Brasil. Segundo especialistas, a vacinação continua sendo a principal proteção para...
Por que o refluxo atinge quase todas as gestantes (e o que realmente vale a pena fazer)?
Alterações hormonais e o crescimento do útero aumentam o risco de azia e regurgitação. Gastroenterologista ensina medidas simples — e...
Entrada, prato e sobremesa: 3 receitas práticas para facilitar o Natal
A palavra do fim de ano é “simplificar”. Que tal começar pela ceia?
Por que as festas de fim de ano são tão difíceis para crianças com seletividade alimentar (e como ajudar de verdade)
Pratos desconhecidos, aromas novos e comentários de familiares podem transformar a ceia em um enorme desafio emocional para crianças seletivas....









