Tarefas domésticas: veja sugestões para que as crianças colaborem  

Para pedagoga, exemplo dos pais é essencial para a criação de bons hábitos em casa

71
Menina afro lava pratos com luvas
A partir dos 5 anos, as crianças podem assumir demandas como lavar o copo e próprio prato, sugere especialista
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Arrumar os brinquedos, guardar a roupa lavada, pôr a mesa das refeições… Há várias formas de envolver as crianças nas tarefas domésticas, mas muitas vezes elas não colaboram porque há alguém responsável pela organização e faxina da casa, ou porque os próprios pais acabam assumindo toda as demandas. 

Porém, especialistas ressaltam a importância de conscientizar as crianças desde cedo para que entendam que elas são parte da casa e têm de assumir responsabilidades e colaborar com as tarefas. “A partir dos dois anos, a criança pode começar a contribuir com a organização do lar”, defende a pedagoga e gerente da Faculdade Una Pouso Alegre, no Sul de Minas Gerais, Helianna Lourenço. 

Mãe de dois filhos em idade escolar, Helianna lembra que as crianças aprendem com o exemplo e ao perceber a importância dessas ações no núcleo familiar, elas tendem a repeti-las. “A criança tem percepção aguçada e gosta de um ambiente organizado, limpo e confortável, que inspire segurança. Portanto, é imprescindível explicar para ela, desde cedo, que todos somos responsáveis por este ambiente”. 

LEIA TAMBÉM:

No momento de ensinar as tarefas, se os responsáveis ouvirem um “não quero fazer isso agora”, a dica é não desanimar, nem se intimidar. É comum que a criança inicialmente se oponha, e se a negativa for acompanhada de uma explosão emocional, a pedagoga orienta deixar a criança se acalmar e, em um momento de tranquilidade e conexão, voltar a estabelecer combinados e traçar tarefas que já estejam de acordo com a idade. 

E isso vale até para as famílias que passam o dia todo na rua. “Em casa, a todo momento, sujamos um copo, espalhamos sapatos, as crianças tiram brinquedos de lugar. Mas, se traçarmos combinados, reorganizar isso tudo não levará nem dez minutos”, alerta Helianna. 

Outra dica da pedagoga é ensinar o desapego aos filhos. Seja de roupas que não servem mais, brinquedos que não fazem mais sentindo. Estimule a doação, mas também, a utilização circular dos objetos”, indica. Atualmente, há uma profusão de brechós para todo tipo de itens. Há também inúmeros grupos de desapegos nas redes sociais. “Hoje, pode-se também fazer negócio com o que não se usa mais”, sugere Helianna. 

A pedagoga indica ainda fazer um rodízio de tarefas entre as crianças, de modo que cada uma fique responsável por atividades pré-determinadas por um período combinado. “Secar as vasilhas utilizadas nas refeições e juntar o lixo, podem se tornar uma obrigação deste ou daquele filho, em rodízios”, diz ela. Dependendo das situações, é possível até mesmo dar um pequeno brinde, como um bombom, para quem cumprir tudo na semana. “Prêmios não são imorais nem ilegais e servem de estímulo aos combinados e obrigações cumpridas”. Abaixo, veja algumas sugestões de tarefas indicadas para crianças de diferentes idades.   

Tarefas domésticas para crianças a partir dos 2 anos de idade 

  • Arrumar a cama. 
  • Guardar brinquedos e livros. 
  • Colocar a roupa suja no cesto. 
  • Ajudar a alimentar os animais de estimação. 
  • Limpar pequenas sujeiras na casa. 
  • Ajudar a guardar as compras de mercado. 

Atividades para crianças a partir dos 5 anos: 

  • Ao acordar, deixar a cama arrumada.  
  • Se sujar o banheiro, passar um pano. 
  • Após a refeição, lavar o prato ou o copo. 
  • Deixar roupas e sapatos organizados.  
  • Guardar os brinquedos após a diversão.
  • Estender a toalha após o banho e deixar o banheiro organizado, da maneira que o encontrou. 
  • Manter organizado o ambiente de estudos após a conclusão das tarefas escolares, pronto para uma próxima utilização. 

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News, sempre no último sábado do mês, no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui