Artigos
Saiba o que observar em uma criança que teve Covid-19
Se você conhece uma criança que já teve Covid-19, é natural que tenham surgido várias dúvidas. O que observar? Quando ir ao pediatra? Quais exames fazer? Segundo a pediatra Mariele Rios, crianças saudáveis que tiveram Covid-19 moderada, ou seja, com febre acima de 38 graus por mais de 4 dias, ao longo de mais de uma semana com dores musculares, calafrios e letargia, ou então casos mais graves, há um maior risco de sequelas. “Nestes casos uma avaliação presencial é indicada após o isolamento. Já nas crianças assintomáticas ou com quadro leve, com menos de 4 dias de febre e menos de 1 semana de dor muscular, um acompanhamento por telemedicina é suficiente.”
De acordo com a Mariele, na consulta pós covid-19 o pediatra deverá:
- Incentivar vacinação adequada, seja para Covid ou as demais em atraso.
- Incentivar retorno às atividades habituais, ida à escola e socialização.
- Incentivar o retorno à atividade física. Nos quadros graves ou moderados a criança deverá fazer eletrocardiograma, ecocardiograma e consultar um cardiologista.
- Orientar os pais sobre sinais da síndrome multissistêmica pediátrica, que pode ocorrer raramente, em média entre 2 a 4 semanas após a Covid-19.
- Evitar exames desnecessários e não fazer dosagem de anticorpos.
- Avaliar sinais de covid longa quando o sintomas permanecerem por mais de 4 semanas como:
- dor no peito, tosse e falta de ar;
- ausência de paladar ou olfato;
- neblina cognitiva: desatenção e dificuldade na memória;
- fadiga física;
- sequelas relacionadas a saúde mental
- Orientar acerca dos sinais da hepatite aguda que pode acontecer após a contração da doença. Estes são casos raríssimos em que a criança poderá apresentar vômito, dor abdominal, pele amarelada, diarréia e fezes brancas.
Em em post no Instagram, a médica ainda alerta que, apesar de a maioria das crianças não apresentar os sintomas mais graves, os pais devem permanecer sempre alerta.
LEIA TAMBÉM
[mc4wp_form id=”26137″]
Maria Clara Villela
Maria Clara Villela é estudante de jornalismo na faculdade Cásper Líbero. Fascinada por escrita, já desenvolveu textos em diversas editorias, incluindo esporte, parentalidade e política, suas maiores paixões.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
As 3 situações de emergência mais comuns com crianças — e o que toda mãe precisa saber agora
Acidentes acontecem rápido e muitas vezes no meio da rotina. Saber o que fazer (e o que não fazer) pode...
Se você tem medo do primeiro encontro entre seus filhos, veja o que aconteceu com Theo e Cecília e viralizou nas redes sociais
O primeiro encontro entre irmãos é sempre uma caixinha de surpresas. No vídeo que emocionou a internet, o pequeno Theo...
Brainrot: “Sinais de que o cérebro do meu filho estava pedindo socorro (e eu nem tinha notado)”
Sabe quando você olha para o seu filho e percebe que ele está ali… mas não está? Pois é. Foi...
Fim do ano sem surtar? O que ninguém fala sobre ser mãe em dezembro
Chegou aquela época do ano em que percebemos que estamos sorrindo por fora e acabadas por dentro... Será que dá...






