Saiba como reativar a conexão e ajudar seu filho adolescente

922
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Manter os laços afetivos conectados com os filhos durante na adolescência parece ser algo para poucos, mas não é. A fase em que os pais mais se distanciam de seus filhos é crucial para a construção da autoestima e para escolhas pessoais e profissionais que vão definir a vida. Por isso é tão importante manter uma boa relação familiar. Com diálogo constante, é possível fazer os adolescentes se sentirem confiantes para contar sobre as novas experiências e tirar dúvidas sobre seus conflitos.  “Nunca é tarde demais para ajudar um adolescente, tentar fazer mudanças, dar um bom exemplo, lembrar que o nosso amor por eles está acima de qualquer outra coisa, inclusive do nosso amor próprio”, diz a psicóloga e educadora parental,  Débora Bertoldi.

Segundo a psicóloga, em muitos casos,  os  aspectos que os pais não conseguem tolerar nos adolescentes são o que  eles copiam dos próprios pais. E, na dinâmica da convivência tumultuada, enquanto alguns esquecem de explicar ideias importantes, outros se mantém completamente distantes. Débora explica que a hiper-racionalidade é o equilíbrio entre o risco percebido e as suas consequências.

Falta de experiência

De acordo com os neurocientistas, o cérebro adolescente tem dificuldade para calcular os riscos de um determinado comportamento devido à falta de experiência e ao desenvolvimento incompleto do córtex pré-frontal. “É preciso orientá-los, quanto mais nossos filhos conhecerem os desafios que precisam enfrentar durante a adolescência, mais enriquecedora será essa fase.”, diz ela. “Dessa forma, terá menos chances de cometer erros que possam lhe trazer sérias consequências..”

Coach Parental, com certificação internacional em coaching para pais e fundadora do Parent Coaching Brasil, Jacqueline Vilela trabalha desde 2012 com a faixa etária que abarca os adolescentes. De início, o objetivo era trabalhar  “carreira” com os jovens e ajudar  com os que  estavam perdidos em relação à escolha profissional. Ela observou, no entanto, um ponto comum entre seus pacientes: a falta de autoconhecimento e a falta de diálogo entre a família.  Por isso, a partir de 2015, Jacqueline começou a atender os pais, através do coach, para que eles se tornassem a primeira busca de ajuda dos filhos.  “Reconstruir os vínculos é a melhor forma de entregar um filho adulto saudável para o mundo “,  diz Jacqueline.

 Reconstruindo vínculos

A síndica profissional Kátia Manzano, mãe de Beatriz e Diogo,  21 e 15 anos respectivamente, procurou Jacqueline em 2015 com o intuito de ajudar a filha na fase do vestibular. Na época, ela tinha uma relação muito conturbada com a menina. “Fui mãe jovem e eu era muito autoritária”, explica. “Eu queria moldá-los conforme a minha vontade e isso criava muitos conflitos, não dava a chance deles serem o que eles eram.” Com a ajuda da coach parental, Kátia passou a compreender melhor as necessidades dos seus filhos e respeitá-los. “Hoje, eu faço diferente, incentivo e tento manter conversas  que os apoiem nas decisões que vão tomar”, conta, emocionada.

Como melhorar a relação e construir vínculos verdadeiros é o tema do livro que a coach Jacquline Vilela lançará no dia 21 de setembro, no Teatro Morumbi, em São Paulo.  O lançamento ocorrerá durante o Encontro de Pais e Educadores de Adolescentes (inscrições pelo site ingressoevento.com.br).

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui