Artigos
A importância da rotina entre os 0 e os 6 anos de idade
A infância é uma das fases mais importantes para a formação de um indivíduo, pois é nela que princípios, valores e fundamentos para toda a vida são construídos. Por exemplo, para que a criança cresça e se torne um adulto com capacidade de organização e consciente de que há um momento certo para a realização de suas atividades, é necessário se preocupar em ensinar isso
na educação infantil. Me refiro à criação de uma rotina para as crianças.
Com hábitos bem estruturados, consolidados e apresentados com bastante segurança, os pequenos conseguem aprimorar seu caminhar na jornada educativa, com disciplina e consciência. Ganhando autonomia a cada passo e conquistando vitórias que se refletirão na vida adulta.
Crianças de 0 a 6 anos estão em processo de formação de sua personalidade e da concepção de mundo e sociedade. Estão “testando seus limites” e “lendo” como o mundo funciona. Embora tenham características próprias e singulares, ainda é possível moldá-las, não num sentido pejorativo, mas ensinando-as a serem responsáveis por suas atitudes, trazendo benefícios emocionais, sociais e de melhor qualidade de vida para elas na fase adulta.
Leia também: 4 dicas para ajudar as crianças a manter a rotina de estudos mesmo em quarentena
O principal ponto para o desenvolvimento da autonomia da criança é que, no início, ela seguirá os passos e as orientações de um adulto, mas com o passar do tempo, começará a assumir as ações da rotina por iniciativa própria, como se elas realmente já fizessem parte do seu dia.
Então, rotina não é sinônimo de coisa ruim. Para o universo infantil traz grandes ganhos, como a segurança. E, com ela, vêm outros, como melhora na autoestima, na autorregulação e nos hábitos de estudo.
4 dicas para ajudar na criação de uma rotina para as crianças
- Estabeleça um horário e um local para estudos em casa;
- Participe dos momentos de estudo em casa com muita alegria, demonstrando para a criança que realizar atividades escolares é muito “legal”;
- Elabore um quadro das atividades da semana ou do dia para a criança, colocando na porta do quarto, num mural, na porta da geladeira, indicando os caminhos que ela deve percorrer durante aquele dia ou dias;
- Mostre que você também tem uma rotina e que a cumpre com responsabilidade.
Leia também: Meu filho tem problema com horários! O cronograma de rotinas funciona?
Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter. É grátis!
Iolene Lima
Iolene Lima tem 4 filhos adultos (Rafael, Pedro, Mateus e Rebeca). É pedagoga, pós-graduada em psicopedagogia clínica e institucional. Tem especializações em gestão de instituições escolares, qualidade educacional e alfabetização. Dá formação para professores, palestras para pais e consultoria a gestores escolares.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Caru: a primeira inteligência artificial criada para apoiar mães na vida real
Imagine ter uma rede de apoio disponível 24 horas por dia, direto no WhatsApp, pronta para responder às dúvidas do...
Já ouviu falar na regra 2-2-2? Dica simples pode salvar seu relacionamento
Com trabalho, filhos, compromissos e mil coisas na cabeça, se organizar para garantir um tempo de qualidade a dois é...
10 nomes de menina discretamente inspirados na Disney (e fáceis de usar no Brasil)
Como Moana e Elsa talvez fiquem muito evidentes, selecionamos opções menos óbvias, mas que têm relação com as personagens. Confira!
Co-parentalidade sem relacionamento amoroso ganha espaço: você toparia?
Aplicativos que conectam pessoas interessadas em ter filhos sem vínculo amoroso crescem e ampliam o debate sobre novos modelos de...






